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    Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana

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    DELMA CAVALHEIRO DE AVILA ANDRADE.pdf (1.132Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Ávila, Delma Cavalheiro de, 1974-
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. Busca-se compreender os limites e possibilidades para esse tipo de gestão, tomando como elementos centrais a participação e o diálogo. A metodologia desenvolvida foi a realização de uma pesquisa qualitativa/quantitativa por meio da aplicação de um questionário, na sequência, realização de roda de conversa num dos encontros presenciais do Curso de Extensão em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI) e, por fim, observação participante durante todo o processo. Participaram nove unidades educacionais do campo, representadas por professores, pedagogos, diretores, educadores infantis, representantes de conselhos escolares e da comunidade local. A coleta e sistematização dos dados resultou em reflexões e compreensões dos avanços, limites e possibilidades de superação no exercício da prática democrática das unidades educacionais envolvidas, como por exemplo a confirmação da centralidade da participação e do diálogo entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar e a necessidade de ampliar espaços de decisão para os estudantes. Os principais interlocutores foram os cursistas das unidades educacionais do campo da rede pública de ensino do município de Araucária, a Secretária Municipal de Educação de Araucária e a Universidade Federal do Paraná Setor Litoral.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70633
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

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