• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Dislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANGELA DE ALMEIDA PEREIRA.pdf (672.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Pereira, Rosângela de Almeida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente artigo visa descrever os distúrbios da aprendizagem relacionados à leitura e à escrita trazendo conhecimentos sobre o tema "dislexia" a fim de entender e propor algumas possibilidades pedagógicas inclusivas para esta população nas práticas diárias que vivencio. São apresentados subtemas como: o que é, suas causas, seus sintomas, diagnósticos e tratamento, mostrando a importância da troca de informações e experiências entre os profissionais, a escola e a família para que possa haver um bom acompanhamento e obter resultados progressivos. Para o desenvolvimento da investigação foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica a partir da coleta de dados em artigos científicos e livros relacionados com o tema. Análise de documentos e leis, pesquisadores como: Berklan (1881); Snowling (2004); Castro (2000); Chasty (2001); Mousinho (2009); Gómez (2000); Risueño (2005). Quando falamos em "dislexia", é necessário que saibamos que é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e também para que pais e educadores não confundam dislexia com preguiça ou má disciplina. Dislexia antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes apurada e até genial, mas que aprende de maneira diferente. As principais conclusões indicam que as crianças com dislexia precisam de um diagnóstico precoce, compreensão e reconhecimento para propor intervenções pedagógicas descobrindo suas habilidades, resgatando a autoconfiança e autonomia para que o processo de inclusão se torne realidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42557
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV