Um estudo do movimento lógico-histórico das metodologias ativas no ensino da matemática : análise pela atividade pedagógica com fundamentos na teoria da atividade
Resumo
Resumo: Este estudo aborda as metodologias ativas no âmbito do ensino da Matemática da Educação Básica brasileira, com o objetivo de analisá-las a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições e demarcando sua localização nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, com referência à atividade pedagógica, na perspectiva da Teoria da Atividade. Busca-se produzir uma compreensão desse fenômeno com suporte nessa Teoria e na categoria lógico e histórico do materialismo histórico-dialético. O conceito de atividade, na acepção de Leontiev, é central para o processo desenvolvido, ao ser tomado como estruturante teórico da atividade pedagógica, que é a unidade de análise da pesquisa. Metodologicamente, o estudo é organizado com base nos momentos de elaboração em relação ao objeto ou fenômeno, propostos por Kosik: 1) apropriação minuciosa da matéria; 2) análise das formas de desenvolvimento do material; 3) investigação da coerência interna do material. Tais momentos foram objetivados em movimentos de aproximação às metodologias ativas e de aprofundamento teórico, metodológico e analítico. Foi feito um levantamento de pesquisas brasileiras, no âmbito indicado, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT, bem como a explicitação de seus autores de referência, utilizando como critério o fato de terem sido citados em mais de três das pesquisas e, posteriormente, por utilizarem o termo "metodologia ativa" nas citações ou abordarem uma delas diretamente. A análise se deu por meio de orientadores estabelecidos a partir das relações essenciais da atividade pedagógica: a direção de formação, relações entre os sujeitos e relações entre conteúdo e forma. Os orientadores de análise foram estabelecidos a partir da atividade pedagógica, depurados no processo da pesquisa e utilizados no estudo do movimento lógico e histórico das metodologias ativas. A Atividade Orientadora de Ensino (AOE) é tomada como uma objetivação da atividade pedagógica, incluindo a apresentação de uma situação de ensino por ela orientada. Como resultado, foi explicitado que as metodologias ativas apresentam uma exacerbação da prática sobre a teoria, não se configurando como atividade pedagógica para o professor e para o aluno, pois dissociam necessidade e objeto, enfatizando elementos cotidianos em detrimento do conhecimento científico. Por outro lado, são formas de ação que independem do conteúdo matemático a ser ensinado e aprendido e enfatizam a individualização do processo formativo e a adaptação dos sujeitos às necessidades do regime de produção flexível, imposto pelo capital, que se apresenta como flexibilidade e formação para a flexibilidade. Tais metodologias, em si, atuam como meio de conformação dos sujeitos às exigências do mercado, limitando as possibilidades dos sujeitos da atividade pedagógica, tanto do professor quanto do aluno. Abstract: This study looks at active methodologies in the teaching of mathematics in Brazilian Basic Education, with the aim of analyzing them based on their logical and historical constitution, explaining their contradictions and demarcating their location in the processes of teaching and learning mathematics, with reference to pedagogical activity, from the perspective of Activity Theory. The aim is to produce an understanding of this phenomenon based on this theory and on the logical and historical category of historical-dialectical materialism. The Leontiev's concept of activity is central to the process developed, as it is taken as the theoretical structuring of pedagogical activity, which is the unit of analysis in the research. Methodologically, the study is organized based on the moments of elaboration in relation to the object or phenomenon proposed by Kosik: 1) detailed appropriation of the material; 2) analysis of the forms of development of the material; 3) investigation of the internal coherence of the material. These moments were objected by movements closer to active methodologies and deepening theoretical, methodological and analytical knowledge. A survey was carried out of Brazilian research, in the area indicated, in the CAPES Theses and Dissertations Database and in the IBICT Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, and their reference authors were made explicit, using the criterion of having been cited in more than three of the studies and, subsequently, of using the term "active methodology" in the citations or approaching one of them directly. The analysis was carried out using analysis guidelines, which were established on the basis of the essential relationships of pedagogical activity: the direction of formation, relationships between subjects and relationships between content and form. The analysis guidelines were established on the basis of pedagogical activity, refined in the research process and used to study the logical and historical movement of active methodologies. The Teaching-Orienteering Activity (AOE) is taken as an objectification of the teaching activity, including the presentation of a teaching situation guided by it. As a result, it was made clear that active methodologies exacerbate the practice over the theory, are not configured as a pedagogical activity for the teacher or the student, dissociate need and object, and emphasize everyday elements to the detriment of scientific knowledge. On the other hand, they are forms of action that are independent of the mathematical content to be taught and learned and emphasize the individualization of the training process and the adaptation of subjects to the needs of the flexible production regime imposed by capital, which presents itself as flexibility and training for flexibility. These methodologies in themselves act as a means of conforming subjects to the demands of the market, limiting the possibilities of the subjects of the pedagogical activity, both teacher and student.
Collections
- Teses [19]