O lúdico na formação inicial de professores de química : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura
Resumo
Resumo: A presente pesquisa se insere no contexto do lúdico na formação inicial de professores. Nesse sentido, objetivou analisar a materialização do lúdico nos currículos dos cursos brasileiros de Licenciatura em Química, traçando um panorama sobre a utilização e o entendimento do lúdico na formação docente inicial para, no diálogo com a literatura da área de Ensino de Química, delinear necessidades formativas no campo do lúdico. O estudo se apoiou em referências ligadas ao campo do lúdico em diferentes vertentes, sendo elas Histórico-Epistemológico, Sociológica, Didático-Pedagógica-Psicológica, além de teorias desse campo pensadas para a prática pedagógica no contexto do Ensino de Química. A investigação caracteriza-se como qualitativa, a qual envolveu a pesquisa documental para a seleção dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química, bem como a pesquisa bibliográfica como apoio à revisão de literatura realizada em anais de eventos, periódicos e bancos de teses e dissertações. No que tange o processo analítico, realizou-se a análise e a triangulação dos dados a partir dos princípios e elementos da análise de conteúdo com auxílio dos softwares Excel® e ATLAS.ti®. Em relação à análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química identificamos, naqueles disponíveis para consulta, prevalência de menção ao lúdico nas disciplinas, principalmente aquelas do tipo integradoras. Além do mais, delineouse duas categorias em relação às citações sobre o lúdico, sendo elas: i) aspectos teóricos-metodológicos envolvendo o lúdico nos PPC; e ii) concepções de lúdico abarcada nos PPC. No que tange a primeira categoria, identificamos que apenas 64 dos 134 cursos de Licenciatura em Química analisados apresentaram alguma referência ligada ao lúdico. A maioria dessas fontes se concentrou nas teorias ligadas ao Campo Didático-Pedagógico-Psicológico, seguido por outro – esse que abarca principalmente referências ligadas às artes, como teatro e poesia, Campo Histórico- Epistemológico e Campo Sociológico. Sobre a segunda categoria, observamos que há diferentes terminologias ligadas ao lúdico e que se alinham em sua maioria aos elementos que permeiam o planejamento didático-pedagógico. No que se refere às produções acadêmico-científicas oriundas da revisão de literatura, localizamos 1.124 estudos, contudo considerando somente aqueles que tinham intencionalidade lúdica o número reduziu-se para 703. Desses, 51 fazem referência ou tangenciavam a formação docente. Diante disso, estabelecemos seis categorias a partir das contribuições dos estudos, tendo em vista as potencialidades e limites apontados. Essas categorias foram delineadas como necessidades formativas, sendo elas: i) saber os fundamentos teóricos e metodológicos sobre o lúdico; ii) saber planejar práticas pedagógicas que utilizam atividades lúdicas; iii) saber utilizar o lúdico como um instrumento pedagógico; iv) saber refletir quando se utilizam atividades lúdicas; v) conhecer as atividades lúdicas durante seu percurso formativo; e vi) saber elaborar jogos com base em seus fundamentos. Nesse sentido, ansiamos que essas necessidades formativas possam se estruturar como princípios e auxiliar na elaboração dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química de forma explícita, no sentido de orientar as práticas dos futuros professores no que se refere ao lúdico. Abstract: This research is part of the context of recreational activities (or playfulness) in initial teacher training. In this sense, it aimed to analyze the materialization of playfulness in the curriculum of Brazilian Chemistry degree courses, providing an overview of the use and understanding of playfulness in initial teacher training in order to outline training needs in the field of playfulness, in dialogue with the literature in the area of Chemistry Teaching. The study was based on references linked to the field of play in different aspects, such as Historical-Epistemological, Sociological, Didactic-Pedagogical- Psychological, as well as theories of this field designed for pedagogical practice in the context of Chemistry Teaching. The research is characterized as qualitative, which involved documentary research to select the pedagogical projects of the Chemistry degree courses, as well as bibliographic research to support the literature review carried out in event archives, periodicals and thesis and dissertation databases. In terms of the analytical process, data was analyzed and triangulated using the principles and elements of content analysis with the help of Excel® and ATLAS.ti® software. In relation to the analysis of the pedagogical projects of the Chemistry degree courses, we have identified, in those available for consultation, a prevalence of mention of play in the disciplines, especially those of the integrative type. Furthermore, two categories were outlined in terms of mentions of the playful, which were: i) theoretical-methodological conceptions involving the the playful in the PPC; and ii) conceptions of the playful encompassed in the PPC. Regarding the first category, we found that only 64 of the 134 Chemistry degree courses analyzed had any reference to the subject of play. Most of these sources focused on theories linked to the Didactic- Pedagogical-Psychological Field, followed by another - which mainly includes references linked to the arts, such as theater and poetry, the Historical-Epistemological Field and the Sociological Field. As for the second category, we observed that there are different terminologies linked to play, most of which are aligned with the elements that permeate didactic-pedagogical planning. In terms of academic-scientific productions from the literature review, we have found 1,124 studies, but considering only those with a playful intent, the number was reduced to 703. Of these, 51 referred to or addressed teacher training. In view of this, we established six categories based on the contributions of the studies, taking into account the potentialities and limitations pointed out. These categories were delineated as educational training requirements, which include: i) knowing the theoretical and methodological foundations of playfulness; ii) knowing how to plan pedagogical practices that use playful activities; iii) knowing how to use playfulness as a pedagogical tool; iv) knowing how to reflect when using playful activities; v) knowing how to use playful activities during their training; and vi) knowing how to design games based on their foundations. In this sense, we hope that these training needs can be structured as principles and help in the development of chemistry degree curriculum in an explicit way, in order to guide the practices of future teachers with regard to learning through play.
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- Teses [19]