(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
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Data
2023Autor
Silva, Joselia Cristina Siqueira da
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Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. Diante dessa heterogeneidade de ensino os currículos tendem a não seguir uma unificação, variando de acordo com cada Secretaria Estadual de Educação, tendo em vista que as mesmas possuem autonomia para elaborar e seguir a grade curricular que melhor se adapte as necessidades de cada região. A Química faz parte da grade curricular da EJA contribuindo para a formação crítica do educando e dependendo do arranjo curricular essa contribuição tende a ser afetada devido a redução de carga horária da disciplina ou até mesmo a falta de oferta da mesma em algumas etapas do Ensino Médio. Frequentemente, as Secretarias Estaduais esquecem a função formativa que a disciplina de Química pode oferecer ao fragmentar os currículos da EJA, contemplando diretrizes específicas ao ensino regular, desconsiderando as particularidades do ano letivo e as necessidades de seus discentes, afetando diretamente a formação dos sujeitos presentes nessa modalidade. Nesse sentido, a presente pesquisa, de forma geral, busca identificar e analisar as potencialidades teóricas e metodológicas ao ensino de Química presentes nas atas do ENPEQ, ENEQ, Dissertações, Teses e Diretrizes Operacionais e Curriculares da Educação de Jovens e Adultos. No que se refere aos procedimentos, a investigação obedeceu ao delineamento qualitativo sobre uma perspectiva descritiva dividindo-se em duas vertentes. A primeira parte da constituição de dados concerne à pesquisa do "Estado da Arte" a partir de análises de trabalhos publicados envolvendo o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, mapeando pesquisas sobre o referido tema divulgadas entre os eventos nacionais ENEQ e ENPEC, bem como as dissertações e teses defendidas e publicadas na plataforma CAPES. A segunda parte desse estudo, consiste na análise documental de regimentos e legislações norteadores do ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos no âmbito das instituições regulares, centro educacionais e profissionais ofertantes dessa modalidade de ensino das quatro Secretarias de Estado da Educação (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo) presentes no Sudeste do país, no intento de propor elementos constitutivos teóricos e metodológicos ao ensino de Química que contribuam para uma formação cidadã aos discentes da EJA. Como forma de análise, os dados foram constituídos por meio da Análise Textual Discursiva com a criação de descritores e categorias a partir de trabalhos que abordavam no título ou palavras-chaves "Educação de Jovens e Adultos" e "Ensino de Química na EJA". Como resultado, paragona-se as estratégias de ensino identificadas nos descritos analisados como Temas Geradores, Experimentação, Jogos Didáticos, Gamificação, Sequências Didáticas, Educação CTS e CTSA, Alfabetização Científica e Tecnológica, TICs e TIDCs e Textos de Divulgação Científica, que articuladas aos objetos de aprofundamento das unidades curriculares estaduais do sudeste, resultam em possibilidades significativas de aprendizagem a formação integral do discente da EJA. Abstract: Currently, EJA has several teaching variants within a single educational modality, being offered in person, blended and professionally through regular schools and CEEJAS. Given this heterogeneity of teaching, curricula tend not to follow a unification, varying according to each State Department of Education, considering that they have the autonomy to develop and follow the curriculum that best adapts to the needs of each region. Chemistry is part of the EJA curriculum, contributing to the critical formation of the student and depending on the curricular arrangement, this contribution tends to be affected due to the reduction in the course load or even the lack of offering it in some stages of high school. . Often, the State Secretariats forget the formative function that the Chemistry discipline can offer by fragmenting the EJA curricula, contemplating specific guidelines for regular education, disregarding the particularities of the academic year and the needs of its students, directly affecting the training of the subjects present. in this modality. In this sense, this research, in general, seeks to identify and analyze the theoretical and methodological potential for teaching Chemistry present in the minutes of ENPEQ, ENEQ, Dissertations, Theses and Operational and Curricular Guidelines for Youth and Adult Education. With regard to procedures, the investigation followed a qualitative design from a descriptive perspective and was divided into two aspects. The first part of the data constitution concerns the research of the "State of the Art" based on analyzes of published works involving the teaching of Chemistry in Youth and Adult Education, mapping research on the aforementioned topic published between the national events ENEQ and ENPEC, as well as dissertations and theses defended and published on the CAPES platform. The second part of this study consists of the documentary analysis of regulations and legislation guiding the teaching of Chemistry in Youth and Adult Education within the scope of regular institutions, educational centers and professionals offering this type of teaching from the four State Departments of Education (Secretariat of State of Education of Minas Gerais, Secretariat of Education of the State of São Paulo, Secretariat of Education of Rio de Janeiro and Secretariat of State of Education of Espírito Santo) present in the Southeast of the country, in the attempt to propose theoretical and methodological constituent elements for teaching of Chemistry that contribute to citizenship training for EJA students. As a form of analysis, the data was constituted through Discursive Textual Analysis with the creation of descriptors and categories based on works that addressed the title or keywords "Educação de Jovens e Adultos" and "Ensino de Química na EJA". As a result, the teaching strategies identified in the analyzed descriptions such as Generative Themes, Experimentation, Didactic Games, Gamification, Didactic Sequences, CTS and CTSA Education, Scientific and Technological Literacy, ICTs and TIDCs and Scientific Dissemination Texts, which are articulated to the objects of in-depth study of state curricular units in the southeast, result in significant learning possibilities for the comprehensive training of EJA students.
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