40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 270
-
Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo
(2022)Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O ... -
A matemática escolar e a sala de aula multiano na educação do campo do município de Cerro Azul - PR.
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar, do ponto de vista docente, o ensino da matemática escolar no âmbito das escolas do Campo multianos do município de Cerro Azul – PR. Como objetivos específicos ... -
A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba-PR no período de pandemia do Covid-19
(2022)Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a presença e o modo como noções matemáticas são trabalhadas nas atividades propostas nas aulas remotas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação - SME de Curitiba para ... -
Mapeamento das pesquisas da área de ensino realizadas nos programas stricto sensu do Estado do Paraná que versam sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática
(2022)Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) vem sendo investigado em diversos contextos educacionais, especificamente na área de Educação Matemática. Visando constatar estudos que abordam o assunto, surge esta dissertação. ... -
O jogo no ensino de ciências : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem segundo o contexto da aprendizagem significativa
(2022)Resumo: A dissertação apresenta uma investigação a respeito da utilização de um jogo de memória confeccionado pelo autor que aborda a fauna regional como recurso de ensino e aprendizagem utilizado nas aulas de Ciências com ... -
Explorando a afetividade e autodeterminação em um jogo de realidade alternativa : o caso do renegado científico
(2022)Resumo: Orientados pelos alicerces que buscam contribuir com a melhoria da educação atual, os professores, sem dúvida, cada vez mais são convidados a (re)pensar os espaços e tempos da escola em torno de uma educação capaz ... -
A experiência científica como metodologia qualificadora na aprendizagem de conhecimentos científicos
(2022)Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada com professoras de Ciências, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo ... -
Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
(2022)Resumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, ... -
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
(2015)Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação ... -
Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no contexto do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
(2017)Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar contribuições de como o professor vai se desenvolvendo profissionalmente na direção da atribuição de novos sentidos às atividades de ensino envolvendo Resolução de Problemas ... -
Maternidades e química : uma análise das trajetórias de bolsistas produtividade em pesquisa
(2022)Resumo: Diante do cenário sociocultural, as mulheres são as grandes responsáveis pelo trabalho de reprodução social, que implica no cuidado e socialização da geração futura e cujos efeitos são sentidos ao longo de seus ... -
Corpos em criação : aprendizagens entre educação, palhaçaria e cartografia
(2022)Resumo: Esta pesquisa movimenta-se entre palhaçaria, cartografia e educação não formal em ciências, desenvolvendo fluxos em diferentes sentidos e direções. Parte-se da escrita com as marcas no corpo – desassossegos produzidos ... -
Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
(2022)Resumo: Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições de uma proposta pedagógica para o ensino remoto, cujo intuito era promover a compreensão dos principais objetos que constituem e validam as relações entre ... -
Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
(2021)Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já ... -
Programação de aplicativos educacionais móveis por estudantes do ensino médio utilizando software App Inventor 2
(2021)Resumo: O trabalho aqui apresentado propõe uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar como os estudantes da 3º série do Ensino Médio ressignificam sua aprendizagem, por meio da programação de ... -
O Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escola
(2021)Resumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), ... -
Produção de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissional
(2021)Resumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode ... -
Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
(2021)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros ... -
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ... -
Percepções de docentes sobre a formação continuada em ciências da natureza no âmbito da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2021)Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo a formação continuada de professores sendo objeto de estudo: A formação dos professores no âmbito do Pnaic de Ciências da Natureza no ...