A experiência científica como metodologia qualificadora na aprendizagem de conhecimentos científicos
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Arbugeri, Barbara Lhayz de Paula, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa realizada com professoras de Ciências, do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral compreender como os professores consideram a experiência científica ao ensinar ciências. Buscou também identificar como os professores percebem as aulas que contemplam experiências científicas em Ciências para a aprendizagem das crianças e analisar se os professores que realizam essas experiências nas aulas percebem diferenças quanto à aprendizagem dos conteúdos. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores deste segmento de ensino. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado, o estudo evidenciou que a maioria das professoras participantes da pesquisa busca diversificar suas aulas, assim como contextualizar o conteúdo com o cotidiano dos estudantes. Elas procuram realizar experimentos como um instrumento facilitador da aprendizagem. Conclui que, apesar das dificuldades que as profissionais apresentam, a maioria se mostrou comprometida com um ensino que foge dos moldes tradicionais. Por outro lado, foi percebido que a ausência de formação na área, a falta de recursos e a sobrecarga de trabalho têm atuado como fatores limitantes e negativos quando se pensa em diversificar mais no ensino. Esses fatores abrem caminho para outras reflexões pertinentes na área da Educação. Abstract: This master's thesis presents a study conducted with basic education Science teachers of a city school located in the metropolitan area of Curitiba, in the state of Paraná, Brazil. It seeks to to understand how teachers consider the scientific experience when teaching science. It also aims to identify how teachers realize classes that dispose scientific experiments in Science Education for children's learning and distinguish if teachers who conduct such experiments in classrooms see differences regarding learning content. It is a qualitative study and used semi-structured interviews for collecting data. The interviews were carried out with K-12 teachers. We conducted our data analysis using Content Analysis.As a result, our study found that most participant teachers seek to vary their classes and contextualize their class content with students' daily lives. They try to conduct experiments as a tool to ease learning. We conclude that, though the hardships presented by the participants, most of them are committed to no-traditional teaching. On the other hand, we noted that a want of training in the Science Education field, resources, and work overload are limiting and negative factors when it comes to thinking about varying their teaching. These factors pave the way for further relevant reflections in Science Education field.
Collections
- Dissertações [238]