Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Castanho, Bruna Heloiza Kacharowski Pereira, 1993-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já publicadas que relacionam a área de Ciências Naturais, ao seu ensino e sua aprendizagem pautadas pela abordagem decolonial e quais perspectivas essas pesquisas apontam para o ensino de ciências nas escolas do campo. Para além de identificar as produções, foram delineados como objetivos observar as diferentes metodologias que vem sendo trabalhadas no ensino de ciências nas escolas do campo, refletir sobre as relações entre o movimento decolonial e as experiências descritas nas produções bibliográficas e ainda matutar sobre como as práticas descritas proporcionam aos educandos a valorização de seus conhecimentos construídos através da experiência. Buscando atingir os objetivos propostos, primeiramente apresentou-se o contexto em que a pesquisa está inserida deixando claro de que se trata o movimento decolonial. Utilizou-se para tal a contribuição de autores como Aníbal Quijano, Catherine Walsh, entre outros. Ainda para estruturar a fundamentação teórica sobre o ensino de Ciências são apresentados principalmente os pensamentos de Carvalho e Gil-Pérez. No que se refere ao desenvolvimento da pesquisa, o processo foi dividido em duas etapas. Na primeira são apresentados os resultados das revisões bibliográfica realizadas nas plataformas de busca Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Através desta busca é possível constatar como o tema ainda é pouco abordado e existem poucas pesquisas nacionais sobre esse tema que se mostra relevante não só para a educação brasileira, mas também para o desenvolvimento da cidadania. O corpus da pesquisa é constituído por uma seleção de publicações que atendem alguns requisitos pré determinados. Esses documentos foram obtidos on-line através de downlowads nas próprias plataformas. A segunda etapa constitui-se da análise do corpus da pesquisa. Para isso, utilizar-se-á como metodologia, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999; BARDIN, 2016). Através da análise foi possível identificar algumas práticas descritas que podem contribuir para a promoção do respeito e a valorização dos conhecimentos subalternizados. Abstract: The bibliographic research developed has a qualitative feature and seeks to identify in the scientific publications on the online platforms Scielo and Banco de Teses and Dissertações da Capes Capes, which are the researches already published are related to the area of Natural Sciences, to your teaching and learning guided by decolonial approach and which perspectives these publications point to the science teaching In rural schools. In addition to identifying as productions, it was decides as objective to observe the different methodologies that have been used in the teaching of science in schools from camp, reflect on the relationship between the decolonial movement and the experiences described in bibliographic production and still pondering about how the practices described provide the students improvement of their knowledge and experience. Seeking to reach the proposed objectives, first presented in what context the research is inserted and making it clear what are the decolonial movement. I was used as a reference authors like Aníbal Quijano, Catherine Walsh, etc. To structure the theoretical foundation on the science teaching are mainly presented the thoughts of Carvalho e Gil-Pérez. In the development of the research the process was divided into two stages. Int the firs, the results of bibliographic reviews carried out on search platforms Scielo e Banco de Teses and Dissertações da Capes. I was possible to see how the topic still has lack of discussions about and there are only a few national surveys about this topic which is relevant no only to the Brazilian education, but also for the development of citizenship. The body of the research consist of a selection of publications that meet some pre-determined requirements. These documents were obtained online through downloads on the platforms. The second stage consist of analysis oh the researches content. For this the methodology will be used content analysis (MORAES, 1999; BARDIN, 2016). Through the analysis was possible to identify some practices that can contribute to the promoting respect and valuing subordinated knowledge.
Collections
- Dissertações [209]