40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 of 270
-
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ... -
A matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolar
(2021)Resumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da ... -
O feedback por meio das tecnologias digitais como estratégia para o desenvolvimento da regulação metacognitiva no ensino de ciências
(2021)Resumo: As transformações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange o contexto pandêmico, propiciam aos estudantes o acesso à internet e/ou outros ambientes digitais de forma ... -
Elementos inovadores do PPC de licenciatura em ciências da UFPR Litoral e sua relação com a prática docente dos egressos
(2021)Resumo: Nos últimos anos, a preocupação sobre a temática da formação inicial de professores tem sido debatida por vários pesquisadores em congressos, pesquisas e em políticas públicas para a educação. Esses debates circundam ... -
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
(2022)Resumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção ... -
A ciência na criança e a criança na ciência : aproximações na educação infantil
(2021)Resumo: A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal localizada em Pinhais/PR, junto a crianças na faixa etária entre cinco e seis anos que frequentam a pré-escola, especificamente as turmas de infantil V, tendo como ... -
A cultura científica representada por crianças da educação infantil
(2021)Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto do Ensino de Ciências da Natureza na EducaçãoInfantil, tendo como objetivo identificar e analisar as representações apresentadas pelas crianças sobre a cultura científica articulando ... -
Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
(2022)Resumo: Discussões que envolvem Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e Natureza da Ciência (NdC) podem contribuir para a compreensão dos pressupostos epistemológicos presentes nas relações entre Ciência, Tecnologia e ... -
A apropriação da epistemologia de Thomas Kuhn e Ludwik Fleck nas pesquisas científicas brasileiras : um panorama da área da saúde
(2021)Resumo: A publicação da obra de Thomas Kuhn "A Estrutura das Revoluções Científicas", em 1962, foi um marco importante para a concepção da imagem contemporânea da ciência. Neste livro, Kuhn fez uma breve referência a Ludwik ... -
A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
(2021)Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse ... -
Um olhar sobre pesquisas brasileiras na formação de professores para o ensino de álgebra
(2021)Resumo: O presente estudo investiga tendências e possibilidades na formação de professores para o Ensino de Álgebra à luz de pesquisas brasileiras que abordam o tema, entendendo que a formação de professores para o ensino ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade como estratégia de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo
(2021)Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino Médio da Educação Básica, com alunos do 3° Ano de uma escola Pública do Estado do Paraná em que foi desenvolvida uma sequência didática a fim de construir uma IIR ... -
Escapecie como estratégia de aprendizagem baseada em jogos : do flow às competências educacionais necessárias ao ensino de ciências
(2021)Resumo: A presente pesquisa esteve intencionada em reunir argumentos sobre a proposta do uso dos jogos de Escape Room como estratégia pedagógica no ensino de ciências da natureza. Para tanto, o estudo percorreu linhas de ... -
Engenheiro-professor : uma análise dos sentidos atribuídos à docência
(2021)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à docência por engenheiros que atuam como professores nos cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior. Metodologicamente, foram ... -
Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
(2021)Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de ... -
A inclusão de deficientes na área de ensino de física : um estado do conhecimento
(2021)Resumo: Com o objetivo de analisar e sintetizar o cenário de pesquisas e publicações no período de 2000 a 2018 sobre a inclusão de deficientes, exclusivamente na área de ensino de Física, foram identificadas e interpretadas ... -
Natureza da ciência nas pesquisas sobre radioatividade : um estudo das teses e dissertações brasileiras
(2020)Resumo: Um dos objetivos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) e da Natureza da Ciência (NdC) é esclarecer sobre a natureza histórica e humana do desenvolvimento do conhecimento científico. Assim para um ... -
O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
(2021)Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para ... -
Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática ... -
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ...