O jogo no ensino de ciências : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem segundo o contexto da aprendizagem significativa
Resumo
Resumo: A dissertação apresenta uma investigação a respeito da utilização de um jogo de memória confeccionado pelo autor que aborda a fauna regional como recurso de ensino e aprendizagem utilizado nas aulas de Ciências com uma turma de aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, do estado do Paraná, na tentativa de responder se o jogo pode contribuir para a Aprendizagem Significativa de conceitos sobre a Fauna Regional. A investigação utiliza como referencial teórico principal a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo os princípios da abordagem qualitativa, aplicada, de cunho interpretativo, com análise baseada na Análise Textual Discursiva (ATD). Apresenta uma revisão de literatura em busca de trabalhos que tratem da temática de Ensino e Aprendizagem de Ciências por meio de jogos utilizando a TAS, evidenciando que ainda são poucos os trabalhos publicados neste campo de estudos. A constituição dos dados foi obtida por meio de respostas ao questionário formulado através da plataforma Mentimeter, averiguando as concepções e os conhecimentos prévios dos aprendizes a respeito do conteúdo Fauna Regional, seguida por uma intervenção prática, em aulas presenciais, com a proposição do jogo para observar nos aprendizes se a ação se reflete em indícios de uma aprendizagem significativa. A análise dos dados foi realizada à luz da ATD, contemplando as etapas de unitarização, categorização e produção de metatextos. Com o resultado da pesquisa, foi possível perceber que o jogo "Q. Memória da Fauna Regional" apresentou resultado satisfatório para aprendizagem e na apreensão dos conteúdos pelos aprendizes: o jogo traz um aprendizado e demonstra um maior domínio teórico e conhecimento sobre o conteúdo Fauna Regional; vincula seus aprendizados com conceitos mais específicos já presentes na estrutura cognitiva dos aprendizes; revelando que eles, de forma geral, demonstram melhorias significativas na predisposição em aprender e na compreensão dos conceitos estudados. Fica evidenciado, por meio dos dados levantados, que o jogo "Q. Memória da Fauna Regional" é um recurso de ensino e aprendizagem potencialmente significativo e um modo eficaz que apresenta resultados e indícios da ocorrência da aprendizagem significativa. Abstract: The master's thesis presents a study on the use of a memory game proposed by the author that addresses the regional fauna as a teaching and learning recourse applied in Science Education classes with 5th-grade students of a city public school of Paraná state. It seeks to answer if the game can contribute to a meaningful learning of concepts over Regional Fauna. The study is based primarily on the Meaningful Learning Theory (MLT) and follows a practical intervention in classrooms, proposing a game to see if the action in light of DTA reflects upon students as clues for a meaningful learning. Data analysis was conducted in the light of DTA, comprising the stages of unitarization, categorization, and metadata production. At the end of our research, we found that the game Q. Memória da Fauna Regional (Q. Regional Fauna Memory) presented satisfactory results in students' learning and their grasp of the content taught. It brought up a more sophisticated learning, showing a greater theoretical mastery and knowledge of Regional Fauna school content. It also links its knowledge to more specific concepts present in students' cognitive structure, disclosing that they show meaningful improvements in their predisposition to learning and understanding the concepts studied. We have shown that, through research data, the game Q. Memórias da Fauna Regional" is a potentially meaningful teaching and learning resource and an effective way to present results and clues of meaningful learning taking place.
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