A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba-PR no período de pandemia do Covid-19
Resumo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a presença e o modo como noções matemáticas são trabalhadas nas atividades propostas nas aulas remotas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação - SME de Curitiba para a Educação Infantil no período de abril a setembro de 2020. Foram sorteadas e analisadas sete videoaulas, sendo duas aulas do mês de abril e uma aula por mês a partir de maio, dentre os meses de abril a setembro. A metodologia de análise das aulas remotas teve como base a metodologia de transcrição e análise de vídeos proposta por Powel, Francisdo e Maher (2004) e Lima (2020). A análise dos dados foi realizada a partir de duas categorias previamente definidas: Abordagens metodológicas e Noções matemáticas. A categoria "Abordagens metodológicas" se refere ao modo como as aulas foram desenvolvidas, envolvendo os ambientes e cenários organizados e as atividades realizadas. A categoria "Noções matemáticas" se refere às noções matemáticas presentes nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas. A categoria "abordagens metodológicas", evidenciou a preocupação dos professores em planejar as videoaulas propostas de acordo com temas, isto é, os ambientes e cenários organizados e as atividades realizadas tinham sempre relação com o tema da videoaula. O cenário eram os mesmos, sendo adaptados para cada tema de cada videoaula. A categoria "noções matemáticas" evidenciou que as noções de quantificação de objetos, de tamanho e de quantificadores foram mais presentes ao longo das vídeo aulas. Foram identificadas também noções como valor e preços de objetos, reconhecimento de numerais, número como medida de temperatura, número como medida de velocidade, número como medida de tempo e comparação de medidas. Noções de seriação, estimativas, localização, unidade de medidas, contagem em ordem crescente e decrescente, contagem a partir de um número e contagem de 2 em 2, de 5 em 5, etc. não foram identificadas nas videoaulas analisadas. De modo geral noções matemáticas estiveram presentes nas videoaulas analisadas, embora nenhuma delas teve como tema ou assunto específico um conteúdo ou situação matemática, atendendo os objetivos da Educação Infantil. No entanto, considera-se que poderiam ter sido melhor exploradas ao longo das videoaulas. Abstract: The research aims to analyze the presence and the way in which mathematical notions are worked on in the activities proposed in remote classes offered by Municipal Department of Education - SME of Curitiba for Early Childhood Education from April to September 2020. Seven video classes were randomly selected and analyzed, two classes in April and one class per month from May, between April to September. The methodology for analyzing remote classes was based on the methodology of transcription and analysis of videos proposed by Powel, Francisdo and Maher (2004) and Lima (2020). Data analysis was performed from two previously defined categories: Methodological approaches and mathematical notions. The category "Methodological approaches" refers to the way the classes were developed, involving the organized environments and scenarios and the activities carried out. The category "Mathematical notions" refers to the mathematical notions present in the activities developed during the classes. The category "methodological approaches", evidenced the concern of teachers in planning the proposed video lessons according to themes, that is, the organized environments and scenarios and the activities carried out were always related to the theme of the video class. The scenarios were the same, being adapted for each theme of each video class. The category "mathematical notions" showed that the notions of quantification of objects, of size and of quantifiers were more present throughout the video lessons. Notions such as value and prices of objects were also identified, numeral recognition, number as a measure of temperature, number as a measure of speed, number as a measure of time and comparison of measures. Notions of seriation, estimates, location, unit of measures, counting in ascending and descending order, counting from a number and counting from 2 to 2, from 5 to 5, etc. were not identified in the analyzed video classes. In general, mathematical notions were present in the analyzed video classes, although none of them had as a specific theme or subject a mathematical content or situation, meeting the goals of Early Childhood Education. However, it is considered that they could have been better explored during the video lessons.
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