Percepções de docentes sobre a formação continuada em ciências da natureza no âmbito da Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
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Data
2021Autor
Barbero, Lídia Oliveira de Souza, 1971-
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Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo a formação continuada de professores sendo objeto de estudo: A formação dos professores no âmbito do Pnaic de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental I. como objetivo: Investigar as percepções dos professores sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Ciências da Natureza. Os objetivos específicos são de caracterizar a formação continuada do PNAIC para o Ensino de Ciências da Natureza no município de São José dos Pinhais; identificar possíveis indícios do PNAIC no processo de reflexão dos professores e analisar como o professor alfabetizador entende a teoria/ prática do Ensino de Ciências da Natureza. Foi realizada com professoras da rede municipal de ensino do município de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba-PR. Estas professoras eram regentes de Ciências da Natureza e participaram, pelo menos, de uma das edições do PNAIC específicas para esta área do conhecimento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada feita de forma on-line. Com base nos referenciais teóricos que discutem formação, formação continuada, processo reflexivo e ensino de Ciências da Natureza foi realizada a análise dos dados por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que, na percepção dos professores, a metodologia da formação estava de acordo com a aquela prescrita nos cadernos oficiais do curso fazendo a relação teoria/prática/teoria. A característica marcante da formação foi a relação indissociável entre a teoria e a prática. Sobre o processo de reflexão dos professores, pode-se afirmar que há indícios da prática reflexiva na/sobre a prática quando os professores manifestam a necessidade de repensar a prática e fazer de forma diferente. No entanto, não existem dados que permitam inferir que o processo reflexivo tenha surgido a partir das formações. As narrativas desvelam que a prática de ensino é similar à metodologia vivenciada no curso, o que torna necessário o aprofundamento da temática metodologia do ensino de Ciências da Natureza. Abstract: This paper presents qualitative research involving the continuing education of teachers aiming the following: Investigating teachers' perceptions about the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) in Natural Sciences in elementary school I. The specific objectives are to characterize the continuing education of the PNAIC for the teaching of Nature Sciences in the municipal education network of São José dos Pinhais; identify possible indications of the PNAIC in the reflection process of teachers and analyze how the literacy teacher understands the theory/practice of Nature Science teaching. It was carried out with teachers from the municipal education network in the city of São José dos Pinhais, a city in the metropolitan region of Curitiba- PR. These teachers were directors of Natural Sciences and participated in at least one of the PNAIC editions specific to this area of knowledge. The data collection instrument used was a semi-structured online interview. Based on theoretical references that discuss training, continuing education, reflective process and teaching of Natural Sciences, data analysis was performed through Discursive Textual Analysis (ATD). The results indicate that, in the teachers' perception, the training methodology was in accordance with that prescribed in the official course notebooks, making the theory/practice/theory relationship. The outstanding feature of the training was the inseparable relationship between theory and practice. About the process of reflection of teachers, it can be said that there are signs of reflective practice in/on practice when teachers manifest the need to rethink practice and do it differently. However, there are no data that allow us to infer that the reflective process emerged from the training. The narratives reveal that the teaching practice is similar to the methodology experienced in the course, which makes it necessary to deepen the thematic methodology of teaching Natural Sciences.
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