Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
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Data
2022Autor
Souza, Alessandra Ester de, 1989-
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Resumo: Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições de uma proposta pedagógica para o ensino remoto, cujo intuito era promover a compreensão dos principais objetos que constituem e validam as relações entre meio ambiente, consumo e a complexidade social e ambiental ao observar indícios que denotem a promoção da Consciência Ambiental e do Pensamento Sustentável. Para tanto, utilizamos a Metodologia ativa Design Thinking para construção e aplicação das atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA). A pesquisa possui abordagem qualitativa e com procedimento do tipo pesquisa participante. Ela foi desenvolvida com 4 turmas do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Na pesquisa os dados foram coletados durante as etapas de execução da proposta (estudo preliminar, aplicação do plano de ação e avaliação da proposta). Foram utilizados os seguintes instrumentos para a construção de dados: o diário de campo da professora com os registros obtidos durante a intervenção e as atividades desenvolvidas pelos participantes e recolhidas através da plataforma google classroom. Para a investigação dos dados, utilizamos o conjunto de técnicas para Análise de Conteúdo para examinar os dados construídos referentes às atividades textuais e a semiótica de imagens obtidas das tarefas desenvolvidas cujo objetivo consistia em examinar as concepções dos alunos de modo a obter um perfil relacional entre os sujeitos investigados e possíveis mudanças comportamentais que levaram à construção do Pensamento Sustentável e da Consciência Ambiental. Os achados denotam que as atividades propostas contribuíram para uma educação menos tecnicista e apresentam indícios de possíveis mudanças de posturas dos alunos que fizeram parte da proposta ao demonstrarem compreensões dos valores e princípios em relação ao Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental. Abstract: This work sought to investigate the possible contributions of a remote project that sought to promote the understanding that constitute and validate the relationships between environment, consumption, and social and environmental complexity by observing signs that denote the promotion of environmental awareness and thinking sustainable. Therefore, we use the active Design Thinking Methodology for the construction and application of activities related to Environmental Education (EE). The research had a qualitative nature, of the participant type, and was developed with 4 classes of the second year of high school, in the discipline of Biology. In the research, data were collected during the project execution stages (preliminary study, application of the action plan, and proposal evaluation). The following instruments were used for data collection: the teacher's field diary with the records obtained during the intervention and the activities developed by the participants in the process and collected through the google classroom platform. We used the Content Analysis technique to investigate the data collected regarding the textual activities and the semiotics of images obtained from the tasks developed to examine the students' conceptions that could provide a relational profile between the investigated subjects and possible behavioral changes that lead to the construction of the Sustainable Thinking and Environmental Awareness. The results showed that the proposed activities contributed to less technical education and present evidence of a change in the attitude of the students who were part of the project with indications for the understanding of the values and principles in relation to Sustainable Thinking and Environmental Awareness.
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