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    Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental

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    R - D - JESSICA DAIANE DA SILVA.pdf (7.665Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Silva, Jessica Daiane da, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros anos do Ensino Fundamental no triênio de 2019 a 2021. Tem como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, uma abordagem qualitativa e de cunho documental. Foram identificados no site do PNLD cujo critério descrevemos anteriormente. As coleções identificadas foram: "Novo Bem-me-quer Matemática" e "Ápis Matemática". As coleções foram analisadas e identificados as situações matemáticas referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo em cada um dos seis livros selecionados. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Para isso, se constituiu duas categorias de análises conforme os dados obtidos na pesquisa: Abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas Coleções Analisadas; Entraves para Aprendizagem Identificados nas Coleções Analisadas. Constatou-se que situações de multiplicação são mais trabalhadas que as situações de divisão. Ao analisarmos os tipos de situações apresentadas nos livros, verificamos que situações de Proporção simples-um para muitos são mais comuns nos livros didáticos em todos os anos analisados, e quem também algumas classes de situações como Proporção Simples - muitos para muitos e Comparação Multiplicativa - relação desconhecida são trabalhadas de forma superficial. Destacamos algumas situações presentes nos livros tem potencial de estabelecer entraves para a aprendizagem, como: a separação entre a multiplicação e a divisão, a multiplicação como adição de parcelas iguais, além da maneira como são apresentadas as situações do Campo Conceitual Multiplicativa nos livros analisados nessa pesquisa.
     
    Abstract: This work analysed the scope of the Multiplicative Conceptual Field in the two collections of textbooks most chosen by the public schools of the municipal government of Curitiba city - state of Paraná - Brazil, for the first three years of Elementary School during a triennium from 2019 to 2021. The theoretical basis of this study is the Theory of Conceptual Fields by Gerard Vergnaud, a qualitative and documentary approach. They were identified on the PNLD website whose criteria we described above. The identified collections were: "Novo Bem-me-quer Matemática" and "Ápis Matemática". The collections were analysed and the mathematical situations referring to the Multiplicative Conceptual Field in each of the six selected books were identified. Data analysis was performed based on Bardin's Content Analysis (2011). Two categories of analysis were constituted according to the data obtained in the research: Coverage of the Multiplicative Conceptual Field in the Analysed Collections; Learning barriers identified in the analysed collections. It was found that multiplication situations are more used than division situations. When analysing the types of situations presented in the books, we found that simple-oneto- many ratio situations are more common in textbooks in all the years analysed, and who also some classes of situations such as Simple Proportion - many to many and Multiplicative Comparison - unknown relationships are worked on in a superficial way. We highlight some situations present in the books that have the potential to establish barriers to learning, such as: the separation between multiplication and division, multiplication as the addition of equal portions, in addition to the way in which the situations of the Multiplicative Conceptual Field are presented in the books analysed in this search.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73790
    Collections
    • Dissertações [238]

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