40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 270
-
Diga como me olhas e digo quem tu és : um estudo sobre as concepções de educação ambiental de professores de Ciências em escolas municipais de Curitiba
(2014)Resumo: Esta dissertação investiga e analisa as concepções de Educação Ambiental de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Curitiba a partir dos seus discursos e práticas. Para isso, inicia-se com uma revisão ... -
A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira
(2023)Resumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada ... -
Esculpindo o conhecimento tecnológico didático do conteúdo de licenciandos em física : uma prática formativa à luz de metodologias ativas
(2023)Resumo: No contexto das pesquisas sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática, o uso das tecnologias tem demonstrado ser um grande desafio, principalmente para os ... -
Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
(2023)Resumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. ... -
Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
(2015)Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas de professores de química para inclusão de alunos com deficiência visual
(2015)Resumo: O presente trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo estudar e analisar as necessidades formativas de professores de Química, para inclusão de alunos com deficiência visual. Com intuito de atingir tal ... -
A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática
(2023)Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, ... -
(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
(2023)Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. ... -
Relações entre o pensamento matemático e o pensamento computacional : compreensões a partir de um curso de formação continuada de professores de matemática
(2023)Resumo: As Tecnologias Digitais têm se destacado como recursos essenciais para alterar o processo de aprendizagem, o que reverbera nas políticas públicas que orientam o currículo da Educação Básica, como a Base Nacional ... -
Discursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPES
(2023)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação ... -
Presenças dos museus e centros de ciência e tecnologia brasileiros em ambientes virtuais : mapeamento e caracterização
(2023)Resumo: Esta dissertação tem a pretensão de contribuir para uma melhor compreensão sobre como os Centros e Museus de Ciência e Tecnologia (CMCT) brasileiros, enquanto aparatos educativos não-formais, estão se valendo das ... -
Relatos de bardos : explorando mistérios do ensino da matemática com a estratégia do jogo RPG
(2023)Resumo: Essa pesquisa visa analisar como a prática do Role-playing Game (RPG) pode contribuir para o trabalho docente do professor de Matemática. Assim seu objetivo é estudar o uso do jogo de RPG como metodologia em uma ... -
O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares
(2023)Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis ... -
Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
(2023)Resumo: O crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo desta investigação é identificar e ... -
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática
(2023)Resumo: A Educação Financeira vem ganhando força no contexto escolar, desde a implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, algumas medidas vêm sendo tomadas para abordar esse tema nas escolas. A implementação ... -
A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o diálogo entre Ciência e Poesia a partir do livro "O Estudante Empírico'', da poeta brasileira Cecília Meireles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ... -
Educação para a sustentabilidade na formação inicial de professores de química : um estudo sobre os cursos de licenciatura no Estado do Paraná
(2023)Resumo: A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como políticas curriculares, as quais correspondem aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação ... -
Discursos de professores de ciências sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : estrutura e funcionamento em análise
(2023)Resumo: Inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas na contemporaneidade após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes, fato que nos impele a problematizar como os professores ... -
O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
(2023)Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente ... -
Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
(2023)Resumo: O modelo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), visa compreender os saberes necessários para o professor, integrar efetivamente a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ele surge da ...