40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 280
-
Conceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de 2012
(2015)Resumo: Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a ... -
Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
(2016)Resumo: O objetivo desse trabalho é detectar as compreensões dos supervisores do PIBID sobre seu papel na formação inicial de professores de Matemática. O PIBID é um programa institucional de iniciação à docência, iniciado ... -
Uma compreensão da alfabetização matemática como política pública no pacto nacional pela alfabetização na idade certa
(2015)Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo traçar um perfil de uma política pública brasileira que tem como foco a educação e, em particular, a alfabetização de crianças com idade entre seis e oito anos. Foca-se especificamente ... -
Alfabetização matemática : um ato lúdico
(2015)Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, ... -
Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
(2016)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a alfabetização matemática se mostra em constituição no movimento de formação pelo professor dos anos iniciais. Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem ... -
A alfabetização científica e tecnológica no ciclo II do ensino fundamental : um estudo nas escolas municipais de Curitiba
(2015)Resumo: O tema dessa pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo geral é pesquisar e analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências ... -
A universidade volante e a formação de professores no interior do Paraná na década de 1960
(2018)Resumo: Esta dissertação é o resultado de um trabalho de produção de fontes históricas sobre o programa Universidade Volante, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o governo do estado do Paraná, na década ... -
As TIC no ensino de matemática : o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de Matemática, no horizonte da formação continuada de professores que se dá por meio do Programa de Desenvolvimento ... -
O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes ... -
A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem ... -
Diga como me olhas e digo quem tu és : um estudo sobre as concepções de educação ambiental de professores de Ciências em escolas municipais de Curitiba
(2014)Resumo: Esta dissertação investiga e analisa as concepções de Educação Ambiental de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Curitiba a partir dos seus discursos e práticas. Para isso, inicia-se com uma revisão ... -
A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira
(2023)Resumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada ... -
Esculpindo o conhecimento tecnológico didático do conteúdo de licenciandos em física : uma prática formativa à luz de metodologias ativas
(2023)Resumo: No contexto das pesquisas sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática, o uso das tecnologias tem demonstrado ser um grande desafio, principalmente para os ... -
Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
(2023)Resumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. ... -
Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
(2015)Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas de professores de química para inclusão de alunos com deficiência visual
(2015)Resumo: O presente trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo estudar e analisar as necessidades formativas de professores de Química, para inclusão de alunos com deficiência visual. Com intuito de atingir tal ... -
A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática
(2023)Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, ... -
(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
(2023)Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. ... -
Relações entre o pensamento matemático e o pensamento computacional : compreensões a partir de um curso de formação continuada de professores de matemática
(2023)Resumo: As Tecnologias Digitais têm se destacado como recursos essenciais para alterar o processo de aprendizagem, o que reverbera nas políticas públicas que orientam o currículo da Educação Básica, como a Base Nacional ... -
Discursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPES
(2023)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação ...