Relações entre o pensamento matemático e o pensamento computacional : compreensões a partir de um curso de formação continuada de professores de matemática
Resumo
Resumo: As Tecnologias Digitais têm se destacado como recursos essenciais para alterar o processo de aprendizagem, o que reverbera nas políticas públicas que orientam o currículo da Educação Básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento norteador destaca a crescente necessidade de competências tecnológicas na sociedade contemporânea, o que tem levado educadores a explorarem abordagens inovadoras para promover o Pensamento Computacional em sala de aula, especialmente na disciplina de Matemática. Nesse contexto, esta tese de doutorado buscou investigar as relações entre o Pensamento Computacional e Pensamento Matemático. O objetivo geral da investigação foi analisar um curso de formação continuada de professores de Matemática sobre Programação Visual, sob os vieses do Pensamento Computacional e do Pensamento Matemático. A hipótese da pesquisa era de que existiam relações entre esses pensamentos e eles poderiam ser favorecidos na Educação Básica, a partir do uso da Programação Visual. A pesquisa foi realizada por meio de uma investigação colaborativa, utilizando um curso no formato Massive Open Online Course (MOOC). Os participantes da pesquisa foram os próprios professores cursistas. O problema que conduziu a investigação foi: como são estabelecidas e mobilizadas as relações entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Matemático por professores de Matemática durante um processo formativo sobre Programação Visual no formato MOOC? Foram realizados três processos de análise que culminaram nos resultados da pesquisa. Eles mostraram que existem relações significativas entre os pilares do Pensamento Computacional (abstração, reconhecimento de padrão, algoritmo e decomposição) e os processos do Pensamento Matemático (representação e abstração) e seus respectivos subprocessos. As relações identificadas e os dados analisados evidenciam que a Programação Visual pode ser explorada na Educação Básica, de forma a favorecer o Pensamento Matemático e o Computacional. A análise revelou que atividades de Programação Visual que envolvem conceitos matemáticos favorecem o desenvolvimento do Pensamento Matemático dos estudantes, ao mesmo tempo em que promovem o Pensamento Computacional. Esses resultados indicam a relevância de integrar o Pensamento Computacional e o Pensamento Matemático no contexto educacional, por meio da utilização da Programação Visual como abordagem pedagógica. Abstract: Digital Technologies have stood out as essential resources for changing the learning process, which reverberates in public policies that guide the Basic Education curriculum in Brazil, such as the National Common Curricular Base (BNCC). This guiding document highlights the growing need for technological skills in contemporary society, which has led educators to explore innovative approaches to promote Computational Thinking in the classroom, especially in the subject of Mathematics. In this context, this doctoral thesis sought to investigate the relationships between Computational Thinking and Mathematical Thinking. The general objective of the investigation was to analyze a continuing training course for Mathematics teachers on Visual Programming, under the biases of Computational Thinking and Mathematical Thinking. The research hypothesis was that there were relationships between these thoughts and they could be favored in Basic Education, through the use of Visual Programming. The research was carried out through a collaborative investigation, using a course in the Massive Open Online Course (MOOC) format. The research participants were the course teachers themselves. The problem that led the investigation was: how are relationships between Computational Thinking and Mathematical Thinking established and mobilized by Mathematics teachers during a training process on Visual Programming in the MOOC format? Three analysis processes were carried out that culminated in the research results. They showed that there are significant relationships between the pillars of Computational Thinking (abstraction, pattern recognition, algorithm and decomposition) and the processes of Mathematical Thinking (representation and abstraction) and their respective subprocesses. The relationships identified and the data analyzed show that Visual Programming can be explored in Basic Education, in order to promote Mathematical and Computational Thinking. The analysis revealed that Visual Programming activities that involve mathematical concepts favor the development of students' Mathematical Thinking, at the same time as they promote Computational Thinking. These results indicate the relevance of integrating Computational Thinking and Mathematical Thinking in the educational context, through the use of Visual Programming as a pedagogical approach.
Collections
- Teses [19]