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    Educação para a sustentabilidade na formação inicial de professores de química : um estudo sobre os cursos de licenciatura no Estado do Paraná

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    R - D - ANA MARIA DE SOUZA.pdf (4.337Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Souza, Ana Maria de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como políticas curriculares, as quais correspondem aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação às propostas formativas inicial e continuada de docentes. Nas últimas décadas foi possível acompanhar o desenvolvimento e o amadurecimento de várias tendências, correntes ou proposições educativas associadas a tais assuntos na educação formal, e, em especial, no ensino de ciências: a Alfabetização Científica e Tecnológica, a Educação CTS (ciência, tecnologia, sociedade) - posteriormente CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) -, a Química Verde, e a própria Educação Ambiental. Reunidas, estas e outras perspectivas compõem o que é chamado de Educação para a Sustentabilidade. Assim sendo, a partir da necessidade de compreender como este conjunto de aportes repercute na formação inicial de docentes, e considerando a Química componente curricular central para o entendimento das relações entre sociedade e ambiente, esta pesquisa objetiva identificar e descrever de que modo a Educação para a Sustentabilidade é apresentada nos cursos de Licenciatura da área, no estado do Paraná. Portanto, trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e documental, caracterizada como exploratória e descritiva. Para a realização deste estudo, foram focalizados 22 cursos e seus acervos documentais (projetos pedagógicos e matrizes curriculares). Os dados se constituíram com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva, visando a recomposição na forma de metatextos, os quais sintetizam e expõem um panorama a respeito do tema e abrem novas possibilidades de investigação. As análises sugerem que a Educação para a Sustentabilidade, enquanto perspectiva formativa, representa ser uma espécie de reprodução do que consta em documentos hierarquicamente superiores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, fundamentação espelhada dos referenciais teóricos já citados, especialmente na concepção de cidadania e, por último, em proposições sobre as posturas e as práticas pertinentes à docência. Essas manifestações se fazem presentes nos cursos analisados, embora em muitos deles se encontrem em um processo de transição e acolhimento de tais concepções.
     
    Abstract: The environmental issue and sustainability are relevant themes in the contemporary educational debate, both in terms of curriculum policies (teaching content and objectives) and in relation to proposals for initial and continuing teacher training. In recent decades, it was possible to follow the development and maturation of various educational trends, currents or educational propositions associated with such topics in formal science education, and, in particular, in teaching of science: Scientific Literacy, CTS studies (science, technology, society) - later STSE (science, technology, society, environment) -, Green Chemistry and Environmental Education itself. Together, these and other perspectives make up what are called Teaching for Sustainability. Seeking to understand how such a set of contributions has impacted the initial training of teachers and considering Chemistry a central curricular component for understanding the relationship between society and the environment, this research aims to identify and describe how Teaching for Sustainability are expressed as a formative proposition in degree courses in the area, in the state of Paraná. It is treatment a qualitative investigation with a documentary approach and is characterized as exploratory and descriptive. For carrying out this study, twenty-four courses are being studied (pedagogical projects and curriculum matrices). The data are constituted from the assumptions of discursive textual analysis, aiming at its recompositing in the form of metatexts, that synthesize and expose an overview of the theme and can open new possibilities for investigation. The analyzes suggest that EpS, as a formative perspective, represents a kind of what is contained in hierarchically superior documents, such as curricular guidelines, mirrored foundations of the theoretical reference already mentioned, especially in the conception of citizenship and, finally, in propositions on attitudes and practices relevant to teaching. These manifestations are present in the analyzed courses, although in many of them they are in a process of transition and reception of such conceptions.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84961
    Collections
    • Dissertações [238]

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