Esculpindo o conhecimento tecnológico didático do conteúdo de licenciandos em física : uma prática formativa à luz de metodologias ativas
Resumo
Resumo: No contexto das pesquisas sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática, o uso das tecnologias tem demonstrado ser um grande desafio, principalmente para os professores que não possuem formação adequada para lidar com os avanços cada vez mais presentes na realidade escolar. Se por um lado a falta dessa implementação causa disparidades na construção do conhecimento crítico-reflexivo, por outro, o uso deliberado sem intencionalidade educacional e a falta de uma base referencial sólida, fazem com que os processos de ensino e aprendizagem não sejam possibilitados eficazmente. Com o propósito de atender essa demanda, surge o modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), traduzido como Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo (CTDC), proposto por Mishra e Koehler (2006), pois ressalta a necessidade de trazer uma abordagem que relacione de forma uníssona os conhecimentos didático, tecnológico e de conteúdo de professores à luz de ser possível alcançar uma prática que valorize integralmente as tecnologias, sendo através das metodologias ativas e das TDIC. No âmbito da formação inicial de professores, essa pesquisa buscou analisar de que maneira 16 licenciandos de Física organizam e avaliam as suas percepções cientificas, tecnológicas e didáticas baseadas no framework do Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo (CTDC), antes e depois de participarem de uma oficina formativa (OF) à luz do uso das TDIC e de metodologias ativas. A OF foi realizada em 8 encontros e, metodologicamente, a pesquisa se enquadra em uma abordagem quali-quantitativa, com objetivo descritivo, procedimento participante. A constituição dos dados ocorreu em três etapas: análise dos conhecimentos (antes e depois da OF) por meio de um questionário com assertivas, que possuem graus de percepção entre 1 e 4; observações durante os encontros na OF; e, análise do material produzido pelos licenciandos, chamado de Plano de Trabalho de Iniciação à Docência (PTID). Para as interpretações, nas observações, utilizou-se o método indutivo-construtivo, nos PTID, a análise Interpretativa-Construtiva e nos questionários, a Análise Estatística. Os resultados indicam que a aplicação da OF, nesse contexto, promoveu a mobilização dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento e a promoção do perfil teórico CTDC nos licenciandos, aumentando seus graus de percepção em quase todas as assertivas, acúmenes que corroboram com as outras formas de análise usadas. Portanto, verificou-se de que maneira ocorrem as mudanças de profundidade ao que se alude o entendimento dos licenciandos sobre os conhecimentos necessários para promover práticas inovadoras, principalmente aquelas embasadas em tecnologias e didática. Observou-se, que anteriormente a intervenção os licenciandos não possuíam níveis mais complexos de entendimento sobre os conhecimentos, principalmente em suas interseções, mostrando-se como um fator limitante as falhas de formação durante a graduação no curso. Com a OF foi possível diminuir essa lacuna existente, explorando os níveis de conhecimentos que acenam ao CTDC para suas práticas, entretanto, elucidá-las não foi possível, visto que elas deveriam ser continuamente trabalhadas ao longo da profissão. Abstract: In the context of research on Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the teaching of Science and Mathematics, the use of technologies has proven to be a significant challenge, especially for teachers lacking proper training to deal with the ever-present advancements in the school environment. While the absence of technology implementation leads to disparities in the construction of critical-reflective knowledge, deliberate use without educational intentionality and the lack of a solid referential foundation hinder effective teaching and learning processes. To address this demand, the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) theoretical model emerges, translated as Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo (CTDC), proposed by Mishra and Koehler (2006). This model emphasizes the need for a unified approach that relates teachers' pedagogical, technological, and content knowledge to achieve a practice that fully values technologies, incorporating active methodologies and DICT. In the context of initial teacher education, this research aimed to analyze how 16 Physics pre-service teachers organize and assess their scientific, technological, and didactic perceptions based on the CTDC framework before and after participating in a formative workshop (FW) focusing on the use of DICT and active methodologies. The FW consisted of 8 sessions and, methodologically, the research falls within a qualitative-quantitative approach, with a descriptive objective and participant procedure. Data collection occurred in three stages: analysis of knowledge (before and after the FW) through a questionnaire with statements rated on a scale of 1 to 4; observations during the FW sessions; and analysis of the material produced by the pre-service teachers, referred to as the Teaching Initiation Work Plan (TIWP). For interpretations, in observations, the inductive-constructive method was used, interpretative-constructive analysis for TIWP, and statistical analysis for questionnaires. Results indicate that the application of the FW in this context promoted the mobilization of knowledge necessary for the development and promotion of the CTDC theoretical profile in pre-service teachers, increasing their perception levels in almost all statements, findings consistent with other analysis methods used. Therefore, the study examined how changes in the depth of pre-service teachers' understanding of the knowledge needed to promote innovative practices, especially those based on technology and pedagogy, occurred. Before the intervention, pre-service teachers lacked more complex levels of understanding, especially in their intersections, revealing inadequate training during their undergraduate studies. The FW helped narrow this gap by exploring knowledge levels that align with CTDC for their practices. However, fully elucidating them was not possible, as they should be continuously addressed throughout their professional careers.
Collections
- Dissertações [212]