O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
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Data
2023Autor
Gomes, Francisco Halyson Ferreira
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Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente de sala de inovação Google em turmas finais do Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza. A prefeitura de Fortaleza, no Ceará, foi uma das primeiras cidades a realizar parceria com a Google for Education com o intuito de desenvolver práticas educacionais inovadoras. A implantação de salas de inovação nos últimos 5 anos pela prefeitura de Fortaleza, almejando inovações pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais carece de uma investigação quando se pensa nos objetivos do projeto, nas metodologias indicadas e nas ferramentas disponibilizadas/sugeridas e nos custos para as instituições envolvidas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador nesses espaços. A pesquisa é de natureza qualitativa e a construção dos dados ocorreu por meio diferentes fontes de dados, sejam orais ou documentais. Foram realizadas uma revisão sistemática, analisados documentos, tais como notícias de jornal, documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contratos de prestação de serviço, foram realizadas entrevistas reflexivas semiestruturadas com cinco docentes de Ciências, um profissional com cargo técnico da secretaria de educação e um outro profissional terceirizado, ambos responsáveis pela formação continuada dos professores no tangente à sala de inovação e por fim foram realizadas observações das aulas de ciências na sala de inovação Google. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva e, a partir desse movimento analítico os resultados apontam uma empolgação inicial com a sala de inovação por parte dos docentes, que representou uma nova abordagem para o ensino e a aprendizagem, além de oferecer melhorias estruturais na escola. No entanto, observou-se a ausência de participação da comunidade escolar no processo de planejamento e implementação da sala de inovação. A sala de inovação também foi implementada sob uma diversidade de interpretações em torno do conceito de inovação, o que demostra suas contradições no contexto pedagógico estudado. Abstract: In this research, the main objective is to understand the relationship between innovation and science teaching, considering the discourse and practices of natural science teachers, who use the Google innovation room environment in the final classes of Elementary School in a school municipality of Fortaleza. The city hall of Fortaleza, Ceará, was one of the first cities to partner with Google for Education in order to develop innovative educational practices. The implementation of innovation rooms in the last 5 years by the city of Fortaleza, aiming at pedagogical innovations mediated by digital technologies, requires investigation when considering the project objectives, the indicated methodologies and the tools made available/suggested and the costs for the institutions involved, as well as an investigation into the possible promotion of innovative teaching in these spaces. The research is of a qualitative nature and the construction of the data occurred through different sources of data, whether oral or documental. A systematic review was carried out, documents were analyzed, such as newspaper news, documents from the Municipal Department of Education (SME) and service contracts, semi-structured reflective interviews were carried out with five Science teachers, a professional with a technical position at the Department of education and another outsourced professional, both responsible for the continuing education of teachers in terms of the innovation room, and finally, observations were made of science classes in the Google innovation room. The data were analyzed using discursive textual analysis and, based on this analytical movement, the results point to an initial excitement with the innovation room on the part of the teachers, which represented a new approach to teaching and learning, in addition to offering structural improvements in the school. . However, there was a lack of participation by the school community in the process of planning and implementing the innovation room. The innovation room was also implemented under a variety of interpretations around the concept of innovation, which demonstrates its contradictions in the studied pedagogical context.
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- Teses [23]