• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SIMONE LUZ BELEM.pdf (3.898Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Belém, Simone Luz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo desta investigação é identificar e categorizar os vieses metodológicos das pesquisas ao nível de mestrado acadêmico na Área de Ensino de Ciências no Brasil. Para a realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizado como procedimento uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando como recorte temporal o período de 2010 a 2020, nas pesquisas relacionadas a Ciências, na Área do conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na busca em responder a seguinte questão: Quais os vieses metodológicos preponderantes nas pesquisas na área de Ensino em Ciências? Para responder à questão de pesquisa, foram lidas as informações metodológicas presentes em 532 dissertações analisadas, resultantes dos critérios de exclusão e inclusão aplicados na RSL, para através da Análise de Conteúdo de Bardin, apresentar as tendências e vieses constatados durante a análise dos materiais. Considerando o recorte temporal adotado na pesquisa, fatores como a inexistência de pesquisas nos anos de 2010, 2011 e 2012, o destaque para o quantitativo de pesquisas pertencentes a região Nordeste do Brasil, demonstraram a representatividade das pesquisas na área. O número elevado de dissertações que optaram em desenvolver um estudo de abordagem qualitativa, utilizando dois ou mais métodos de levantamento de dados para garantir a consistência dos resultados apresentados e a opção em utilizar a Análise de Conteúdo de Bardin para realizar a etapa de análise de dados, representaram possíveis tendências metodológicas para a Área de ensino de Ciências no Brasil. A análise dos dados contribuiu também para a constatação dos principais vieses observados nas pesquisas analisadas, uma vez que retrataram os "achados" da pesquisa ,com destaque para a ausência de elementos metodológicos fundamentais para a realização de um estudo científico, como a classificação do estudo quanto aos objetivos e procedimentos, outro resultado evidente foi a falta de consenso entre os pesquisadores com a nomenclatura das investigações que optaram por utilizar as abordagens qualitativa e quantitativa simultaneamente e a problemática relacionada a nomear os elementos metodológicos utilizados na pesquisa com apresentação divergente de suas características básicas.
     
    Abstract: The growth of Graduate Programs in Science Teaching in Brazil in the 21st century resulted in the intensification of research in the area. Therefore, the objective of this investigation is to identify and categorize the methodological biases of research at the academic master's level in the Science Teaching Area in Brazil . To carry out this research with a qualitative approach, a Systematic Literature Review (SLR) was used as a procedure in the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) theses and dissertations catalog, using the period from 2010 to 2020 as a time frame. , in research related to Science, in the Science and Mathematics Teaching knowledge area. The development of the research was based on the search to answer the following question: What are the predominant methodological biases in research in the area of Science Teaching? To answer the research question, the methodological information present in 532 analyzed dissertations, resulting from the exclusion and inclusion criteria applied in the RSL, were read, in order to present, through Bardin's Content Analysis, the trends and biases observed during the analysis of the materials. Considering the time frame adopted in the research, factors such as the lack of research in the years 2010, 2011 and 2012, the emphasis on the quantity of research belonging to the Northeast region of Brazil, demonstrated the representativeness of research in the area. The high number of dissertations that opted to develop a study with a qualitative approach, using two or more methods of data collection to guarantee the consistency of the presented results and the option to use Bardin's Content Analysis to carry out the data analysis step , represented possible methodological trends for the Science teaching area in Brazil. Data analysis also contributed to the observation of the main biases observed in the analyzed studies, since they portrayed the "findings" of the research, with emphasis on the absence of fundamental methodological elements for carrying out a scientific study, such as the classification of the study As for the objectives and procedures, another evident result was the lack of consensus among researchers with the nomenclature of the investigations that chose to use the qualitative and quantitative approaches simultaneously and the problem related to naming the methodological elements used in the research with a divergent presentation of its characteristics basic.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85353
    Collections
    • Dissertações [234]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV