• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ALINE DE FATIMA CAGORNI.pdf (1.393Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Cagorni, Aline de Fátima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis aproximações da ementa dessa disciplina com atuação dos docentes de matemática. Esta dissertação buscou responder a seguinte problemática: qual o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da UFPR? A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas, cedidas por três professores de Matemática, formados na UFPR e atuantes na Educação Básica. O trabalho realizou um estudo sobre a categoria do conhecimento HCK - Conhecimento de Conteúdo no Horizonte - que serviu como base para analisar os dados coletados. A ferramenta analítica, foi a Análise Textual Discursiva, assim, foi possível identificar que a disciplina de Geometrias Não Euclidianas é capaz de proporcionar ao professor de Matemática uma visão ampliada dos conceitos matemáticos geométricos, além de proporcionar a ele, a possibilidade de sentir-se mais seguro e confortável ao lecionar e atender os estudantes, em distintas situações que envolvam o ensino e aprendizagem da Matemática
     
    Abstract: The present work had a general objective: to understand the role of the discipline of Non-Euclidean Geometries in the education of Mathematics professors at the Federal University of Paraná (UFPR) and to analyze the relationships between the content of this discipline and the performance of Mathematics teachers. This dissertation aimed to address the following question: What is the role of the discipline of Non-Euclidean Geometries in teacher training at UFPR? The research was conducted through interviews with three Mathematics teachers who were trained at UFPR and are currently active in basic education.The work carried out a study on the knowledge category HCK - Content Knowledge in Horizonte. Using the collected data, the chosen analysis method was Discursive Textual Analysis. Thus, it was possible to identify that the discipline of Non-Euclidean Geometries is capable of providing Mathematics teachers with an expanded view of geometric mathematical concepts, as well as the possibility of feeling more secure and comfortable when teaching and assisting students in various situations involving the teaching and learning of Mathematics
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85748
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV