Discursos de professores de ciências sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : estrutura e funcionamento em análise
Resumo
Resumo: Inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas na contemporaneidade após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes, fato que nos impele a problematizar como os professores de Ciências recebem esse documento e como os discursos deles repercutem as interpretações. Essa pesquisa foi realizada com um grupo de professores que lecionam o componente curricular Ciências nos anos finais Ensino Fundamental em uma cidade do interior do nordeste. O objetivo geral desta pesquisa reside em analisar os discursos de professores de Ciências após a implementação da BNCC, a fim de compreender as relações estabelecidas entre sua estrutura e seu funcionamento. Com essa intenção, utilizou-se de questionário e entrevistas para a formação do conjunto de pesquisa. Para compreender o objeto de estudo, utilizamos referências que discutem currículo, como: Sacristán (1998; 2000), Pacheco (2005), Silva (2005), Apple (2006) e Lopes e Macedo (2011); para fundamentar o Ensino de Ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e BNCC: Brasil (1998; 2017), Sasseron (2018), Pinto (2019), Rodrigues e Morh (2021), Menezes, Ramos e Rodrigues (2022). Fundamentado no referencial teórico-metodológico e analítico, a pesquisa se guiará pelos pressupostos da Análise de Discurso (AD) Francesa, representada por Pêcheux (1995) e Orlandi (2002; 2005; 2012), visando analisar sentidos para a Educação em Ciências, por meio das leituras dos textos (discursos) produzidos. Os resultados deixam claro certa complacência ou adesão dos professores aos pressupostos e discursos apresentados no documento, o que nos remete a um silenciamento dos profissionais e uma indispensável mudança de postura, não necessariamente de rompimento, mas de um maior debate e discussão, uma vez entendida a Educação em Ciências como uma área do conhecimento que possibilita a transformação da realidade escolar e social. Abstract: Numerous discussions have been triggered in contemporary times after the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC) and its resulting regulations, a fact that drives us to question how science teachers perceive this document and the discourses that reflect their interpretations. This research was conducted with a group of teachers who teach the curricular component Science, in the final years of Elementary School, in a city in the interior of the Northeast. The general objective of this research is to analyze the discourses of Science teachers after the implementation of the BNCC, in order to understand the relationships established between its structure and functioning. With this intention, a questionnaire and interviews were used to form the research set. In order to understand the object of study, we used references that discuss curriculum: Sacristán (1998; 2000), Pacheco (2005), Silva (2005), Apple (2006), and Lopes and Macedo (2011); to ground Science Teaching, National Curriculum Parameters (PCN) and BNCC: Brasil (1998; 2017), Sasseron (2018), Pinto (2019), Rodrigues and Morh (2021), Menezes, Ramos and Rodrigues (2022). Based on the theoretical-methodological and analytical referential, the research will be guided by the assumptions of the French Discourse Analysis: Pêcheux (1995), Orlandi (2002; 2005; 2012), aiming to analyze meanings for Science Education, through the readings of the texts (discourses) produced. The results make clear a certain complacency or adherence to the assumptions and discourses presented in the document, which leads us to a silencing of professionals and an essential change of attitude, not necessarily of rupture, but rather a deeper debate and discussion, once understood in Science Education as an area of knowledge that enables the transformation of school and social reality.
Collections
- Dissertações [209]