40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 280
-
Matemática e africanidades brasileiras : narrativas de professores (as) negros (as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar
(2017)Resumo: A implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-BrasiLeira e Africana a ser desenvolvida em todas as instituições públicas e privadas do país, tem como finalidade ... -
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática
(2015)Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias ... -
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ... -
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática
(2014)Resumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ... -
Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
(2016)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do curso de Licenciatura em Física de uma ... -
Experiência, singularização, ecosofia : cartografia de processos de formação
(2015)Resumo: Esta pesquisa envolve processos singulares de formação. Processos educativos e de formação entendidos como processos de construção de subjetividades. Elege a cartografia como metodologia de pesquisa, pois permite ... -
Um estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar
(2013)Resumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram ... -
O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
(2016)Resumo: A inserção da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem recebido atenção por parte dos documentos oficiais, bem como dos pesquisadores da área. Tal abordagem pode possibilitar ao ... -
Espaços comunicativos e jogos digitais : processos formativos com a inserção do jogo digital Minecraft no contexto do ensino superior e da educação básica
(2017)Resumo: As relações estabelecidas entre o ser humano, a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, quando compreendidas dentro de um contexto capitalista, acabam sendo influenciadas pelas racionalidades instrumental ... -
Epistemologia comparativa : uma percepção sobre Kuhn e Fleck para além da estrutura
(2016)Resumo: Esta dissertação tem como propósito evidenciar que uma leitura de Kuhn limitada ao texto "A estrutura das revoluções cientificas" (A estrutura) não da conta das consequências epistemológicas do problema da ... -
O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
(2015)Resumo: As constantes inovações tecnológicas trouxeram para a sala de aula mais uma ferramenta de auxílio ao professor: a lousa digital (LD), e para conseguir atingir suas maiores potencialidades os objetos de aprendizagem ... -
Enfoque CTS no ensino técnico em química integrado : possibilidades do uso da temática impacto ambiental da atividade industrial na disciplina de análise ambiental
(2016)Resumo: Ao considerar que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências tem potencial para contribuir com a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) do estudante e pressupondo que o Curso Técnico ... -
A educação ambiental nos cursos de formação de docentes, na modalidade normal, em nível médio, e a disseminação da temática ambiental nos anos iniciais
(2017)Resumo: O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental (EA) prescritos nos documentos curriculares oficiais, com as ações dos professores que ministram a disciplina de ... -
Dois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça
(2017)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática ... -
As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar que contribuições são percebidaspelos futuros professores de Química em um processo formativo que utilizadiferentes materiais didáticos no âmbito de um subprojeto ... -
Contribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológica
(2017)Resumo: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as ... -
A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no Ensino Fundamental I
(2017)Resumo: Em um cenário cada vez mais tecnológico, com estudantes ampliando seu envolvimento em redes digitais, a escola vem sendo impulsionada a repensar sua prática pedagógica, bem como selecionar dentre os recursos ... -
Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM
(2017)Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade ... -
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ...