40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 270
-
Epistemologia comparativa : uma percepção sobre Kuhn e Fleck para além da estrutura
(2016)Resumo: Esta dissertação tem como propósito evidenciar que uma leitura de Kuhn limitada ao texto "A estrutura das revoluções cientificas" (A estrutura) não da conta das consequências epistemológicas do problema da ... -
O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
(2015)Resumo: As constantes inovações tecnológicas trouxeram para a sala de aula mais uma ferramenta de auxílio ao professor: a lousa digital (LD), e para conseguir atingir suas maiores potencialidades os objetos de aprendizagem ... -
Enfoque CTS no ensino técnico em química integrado : possibilidades do uso da temática impacto ambiental da atividade industrial na disciplina de análise ambiental
(2016)Resumo: Ao considerar que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências tem potencial para contribuir com a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) do estudante e pressupondo que o Curso Técnico ... -
A educação ambiental nos cursos de formação de docentes, na modalidade normal, em nível médio, e a disseminação da temática ambiental nos anos iniciais
(2017)Resumo: O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental (EA) prescritos nos documentos curriculares oficiais, com as ações dos professores que ministram a disciplina de ... -
Dois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça
(2017)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática ... -
As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar que contribuições são percebidaspelos futuros professores de Química em um processo formativo que utilizadiferentes materiais didáticos no âmbito de um subprojeto ... -
Contribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológica
(2017)Resumo: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as ... -
A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no Ensino Fundamental I
(2017)Resumo: Em um cenário cada vez mais tecnológico, com estudantes ampliando seu envolvimento em redes digitais, a escola vem sendo impulsionada a repensar sua prática pedagógica, bem como selecionar dentre os recursos ... -
Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM
(2017)Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade ... -
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ... -
Conceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de 2012
(2015)Resumo: Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a ... -
Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
(2016)Resumo: O objetivo desse trabalho é detectar as compreensões dos supervisores do PIBID sobre seu papel na formação inicial de professores de Matemática. O PIBID é um programa institucional de iniciação à docência, iniciado ... -
Uma compreensão da alfabetização matemática como política pública no pacto nacional pela alfabetização na idade certa
(2015)Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo traçar um perfil de uma política pública brasileira que tem como foco a educação e, em particular, a alfabetização de crianças com idade entre seis e oito anos. Foca-se especificamente ... -
Alfabetização matemática : um ato lúdico
(2015)Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, ... -
Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
(2016)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a alfabetização matemática se mostra em constituição no movimento de formação pelo professor dos anos iniciais. Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem ... -
A alfabetização científica e tecnológica no ciclo II do ensino fundamental : um estudo nas escolas municipais de Curitiba
(2015)Resumo: O tema dessa pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo geral é pesquisar e analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências ... -
A universidade volante e a formação de professores no interior do Paraná na década de 1960
(2018)Resumo: Esta dissertação é o resultado de um trabalho de produção de fontes históricas sobre o programa Universidade Volante, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o governo do estado do Paraná, na década ... -
As TIC no ensino de matemática : o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de Matemática, no horizonte da formação continuada de professores que se dá por meio do Programa de Desenvolvimento ... -
O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes ... -
A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem ...