Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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Modelo orientativo a avaliação e elaboração de promoção de design no Brasil
(2019)Resumo: Em um cenário onde a economia criativa é cada vez mais relevante e onde o design reconhecidamente participa no conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criatividade, os debates e pesquisas ... -
Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design
(2018)Resumo: O ensino-aprendizagem de representação digital em cursos de design gráfico de universidades públicas brasileiras ocorre de forma isolada, pouco conectada e descontextualizada de outros conhecim entos e práticas do ... -
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
(2020)Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao ... -
Modelo para estabelecer competências para o futuro do design orientado pelas tecnologias emergentes
(2019)Resumo: O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos dez anos gerou grandes desafios para a prática e o ensino de design. As tecnologias de abordagem distribuída viabilizadas pela web 2.0 possibilitaram a ... -
Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital
(2021)Resumo: O presente trabalho posiciona o Design vernacular como uma possivel fonte de conhecimento para fomentar a inovacao em produtos do cotidiano. O compartilhamento do conhecimento tem sido cada vez mais presente na ... -
Modelo para promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta : uma abordagem do design de serviços para o comportamento sustentável
(2019)Resumo: O crescimento da população, associado ao processo acelerado de urbanização, com mais de 50% das pessoas vivendo em cidades, tem pressionado negativamente aspectos ambientais e sociais. Entre as áreas comprometidas, ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ... -
Múltiplas aprendizagens para a inovação de signficado [Mais] : competências e roadmaps de PD&I para o desenho de um novo mundo material
(2018)Resumo: Na sociedade contemporanea pos-industrial, a urgencia e por novas formas de projetar as coisas, trata-se do desenho de um novo mundo material. Esse e um conceito que se refere a natureza e suscita uma interdependencia ... -
Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário
(2018)Resumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona ... -
Orientações ao planejamento de objetos de aprendizagem com componente háptico para dispositivos móveis
(2018)Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como opção para o ensino em um meio tecnológico cada vez mais digitalizado que demanda recursos efetivos para educação. Podendo ser acessados através de dispositivos móveis, ... -
Percepção tátil de objetos do cotidiano : estudo de caso no reconhecimento de formas geométricas e representação gráfica de cegos congênitos
(2015)Resumo: Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por ... -
Política no varejo : estratégias e ferramentas de comunicação eleitoral na campanha legislativa em municípios com até 20 mil habitantes
(2023)Resumo: A campanha eleitoral para vereador em municípios brasileiros com população até 20 mil habitantes, em 2020, constitui o tema de pesquisa da presente tese. O objeto de estudo é o uso de estratégias e ferramentas de ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Princípios heurísticos para uma abordagem holística na criação de Sistema Produto + Serviço Sustentável (SPSS)
(2021)Resumo: CONTEXTO: A qualidade do processo criativo é um elemento essencial para alcançar a efetividade de Sistemas Produto+Serviço (PSS) em sua contribuição ao desenvolvimento sustentável. JUSTIFICATIVA: No entanto, o ... -
Princípios para o design de jogos digitais com base em erro humano
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta princípios para o design de jogos digitais que considera conceitos de Erro Humano. Geralmente, um designer aplica conhecimentos pertinentes a Erro Humano na planificação da interface de um ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Programa de inserção transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses - no Ensino Fundamental 1,
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese - RGS - para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte se do princípio de que a construção ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
Proposition of a reference model of crowd-design for sustainability
(2018)Resumo: A rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITCs) na sociedade atual tem proporcionado o surgimento de novas possibilidades para a participação de stakeholders no processo de desenvolvimento de ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ...