• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIA PEREIRA STEFFEN MUNIZ.pdf (15.66Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Muniz, Júlia Pereira Steffen
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos professores. Justamente pela relevância da imagem como geradora de novos códigos e linguagens, devem-se utilizar outros sentidos para suprimir esta lacuna informacional, como é o caso do tato e do áudio. É dentro deste contexto que as imagens audiotáteis, com estímulos táteis e auditivos, permitem o acesso de estudantes cegos a imagens bidimensionais. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer diretrizes de tradução de imagens bidimensionais a imagens audiotáteis para a acessibilidade de estudantes cegos no ensino de Artes. Para que o objetivo fosse alcançado, o método proposto é uma adaptação da Design Science Research e é caracterizado como sendo de natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem qualitativa e foi dividido em cinco fases de execução: (1) compreensão do problema; (2) diretrizes de tradução; (3) tradução audiotátil; (4) avaliação; e (5) resultados. Como resultado, foram obtidas 72 diretrizes, divididas em quatro categorias: (1) Contexto e Uso; (2) Tátil; (3) Áudio; (4) Fabricação. Espera-se que o resultado obtido seja um material de auxílio ao desenvolvimento de imagens audiotáteis por profissionais das áreas de acessibilidade e educação.
     
    Abstract: Within the area of arts education, communication is often based on a visual image domain, where blind students often do not have informational access to the contents proposed by teachers. Precisely because of image relevance as a generator of new codes and languages, other senses must be used to suppress this informational gap, as is the case of touch and audio. It is within this context that audio-tactile images, with tactile and auditory stimuli, allow blind students to access two-dimensional images. Therefore, this research aims to establish guidelines for translating twodimensional images into audio-tactile images for the accessibility of blind students in arts education. In order for the objective to be achieved, the proposed method is a Design Science Research adaptation and is characterized as having an applied nature, a descriptive objective and a qualitative approach. It was divided into five execution phases: (1) understanding the problem; (2) translation guidelines; (3) audio-tactile translation; (4) evaluation; and (5) results. As a result, 72 guidelines were obtained, divided into four categories: (1) Context and Use; (2) Tactile; (3) Audio; (4) Manufacturing. It is expected that this result will be a material to aid the development of audio-tactile images by accessibility and education professionals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80967
    Collections
    • Dissertações [114]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV