Modelo para promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta : uma abordagem do design de serviços para o comportamento sustentável
Resumo
Resumo: O crescimento da população, associado ao processo acelerado de urbanização, com mais de 50% das pessoas vivendo em cidades, tem pressionado negativamente aspectos ambientais e sociais. Entre as áreas comprometidas, está a de mobilidade urbana, na qual tem havido priorização dos automóveis e demais meios motorizados em detrimento da mobilidade ativa, sendo, tais problemas, exacerbados nos entornos de locais com grande movimentação simultânea de pessoas, como centros comerciais, escolas e universidades. Entendendo o design como decisivo na promoção de estilos de vida mais sustentáveis e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, integrando conhecimentos e os aplicando à solução de problemas reais tem-se, como pergunta de pesquisa: Como estratégias de design podem ser utilizadas para promover a mobilidade urbana ativa e sustentável com foco na bicicleta em ambiente universitário? Assim, no decorrer desta tese é apresentado um panorama sobre a participação do design neste cenário e suas formas de atuação como agente em prol do desenvolvimento sustentável. A partir deste levantamento, foram utilizadas estratégias de design para o comportamento sustentável e design de serviços para o criação de um modelo de promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta em contexto universitário. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa Action Design Research (ADR), que adota quatro etapas: 1) formulação do problema; 2) proposição do artefato (projeto, desenvolvimento e avaliação; 3) reflexão e aprendizado e 4) formalização do aprendizado. Este método permitiu a solução do problema de forma prática, com a elaboração do artefato do tipo modelo e oferecendo, também, contribuições teóricas. Na etapa 1 foi realizado levantamento de dados por meio da revisão de literatura e revisão bibliográfica sistemática, além de uma análise sobre a mobilidade na UFPR em Curitiba e o mapeamento e análise de artefatos similares. Desta fase foram obtidos os requisitos para a proposição do modelo, bem como identificadas lacunas teóricas nas quais a presente pesquisa buscou contribuir. As etapas 2 e 3 desempenham um ciclo por meio do qual é proposta uma solução para problema definido e refinado na fase anterior. A versão preliminar do modelo aplicou estratégias de Design de Serviços e Design para o Comportamento Sustentável para promover a mudança de hábitos quanto à forma de deslocamento dos participantes. Para verificação da efetividade do modelo quanto a adoção das estratégias do design, aplicação na comunidade universitária, promoção da mudança de comportamento, satisfação dos participantes e divulgação dos resultados, foram utilizadas as seguintes estratégias de coleta de dados: questionários, entrevistas, focus group, etnografia móvel e sondas culturais. Após cinco ciclos de refinamento, obteve-se a versão do modelo considerada solução satisfatória ao problema exposto, com posterior validação quanto à efetiva aplicação das estratégias previstas, as quais promoveram mudanças de hábitos e comportamentos entre os participantes. Posteriormente foram traçadas as considerações finais quanto aos objetivos, método e sugestões para trabalhos futuros. PALAVRAS-CHAVE: mobilidade urbana; mobilidade urbana sustentável; mudança de comportamento; design para o comportamento sustentável; mobilidade ativa; bicicleta; design de serviço. Abstract: The population growth associated with an accelerated urbanization process - with more than 50% global people living in cities - are weighting negatively on social and ambiental developing aspects. Among the compromised areas is the urban mobility, where the priority has been given to motorized ways of transports other than active mobility. Moreover, these problems are exacerbated at places where many people attend simultaneously such as shopping centers, schools and universities. As long as it is possible to understand the design as a requisite for promoting more sustainable lifestyles and improving the quality of life, connecting and integrating useful knowledge and applying them to solve real problems, the research question that arise is: How to use design strategies to promote active and sustainable urban mobility by bicycle at universities? Henceforth, a perspective about the engagement of design as agent for sustainable development is presented and, existent design strategies on sustainable behavior and service design were used to develop a model to promote active and sustainable mobility by bicycle at universities. The chosen research method to achieve the goal was the Action Design Research (ADR) in four phases: 1) problem formulation; 2) building, intervention and evaluation; 3) reflection and learning and 4) formalization of learning. The ADR enabled solving the presented problem in a practical way, making a model artifact as result, besides the theoretical contributions. On the problem formulation (1) phase data collection was carried out through literature review and systematic literature review, as well as an analysis of the mobility at UFPR in Curitiba and also the mapping and analysis of similar artifacts. From this phase some model's requirements emerged, as well as some research gaps. The phases building, intervention and evaluation (2) and reflection and learning (3) were the main cycle for the better solution for the presented problem through model development and iteration. The preliminary model solution applied strategies of Service Design and Design for Sustainable Behavior (DfSB) aiming to promote change of travel behavior of the participants. To verify the effectiveness of the model in its various aspects (adoption of design strategies, application in the university community, promotion of behavior change, satisfaction of participants and dissemination of results), the field phase of the research used as strategies of data collection: questionnaires, interviews, focus group, mobile ethnography and cultural probes. After five refinement iteration cycles, the last version of the proposed model was considered a satisfactory solution for the presented problem, as it was validated as the effective application of the Service Design and DfSB strategies to which, according to the data obtained, promoted changes in habits and behaviors among the participants. Afterwards, the final considerations regarding the goals, research method and suggestions for future work were described. KEYWORDS: urban mobility; sustainable urban mobility; behavior change; design for sustainable behavior; active mobility; bicycle; service design.
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