Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
(2021)Resumo: Esta tese tem por objetivo discutir, a partir das encenações da mostra A Mão do Povo Brasileiro, os projetos modernizadores empreendidos no Brasil em distintos momentos sócio-históricos. A exposição foi apresentada ... -
Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ... -
Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
(2023)Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma ... -
Memórias e agenciamentos nos processos criativos : as materialidades e o design da marca de moda local Curitiba, Novolouvre
(2021)Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo compreender como as coisas que rodeiam a designer Mariah Salomão Viana, acionam memórias que exercem agência e são agenciadas em meio aos processos criativos e de desenvolvimento ... -
Memórias luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas (1900-1920)
(2021)Resumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo reconstruir narrativas luso-brasileiras sobre o consumo e a circulação de roupas brancas femininas entre os anos de 1900 e 1920. Deste modo, em um primeiro momento proponho ... -
Mensuração de emoções durante a interação homem-computador : uma ferramenta livre para coleta de dados fisiológicos
(2019)Resumo: Os jogos têm a capacidade de impactar emocionalmente os jogadores, colocando em situações amistosas, sombrias, desesperadas, desafiantes e muitas outras. Entender quais elementos de jogo geram quais emoções é um ... -
Método de design da informação para avaliação de rótulos frontais de advertência nutricional
(2022)Resumo: Diante do problema mundial da má nutrição e, consequentemente, do aumento de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis, organizações internacionais de saúde recomendam que os governos melhorem as ... -
Método de design para cocriação de moda funcional para pessoas com deficiência
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido no âmbito da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Ancora-se na quantidade de pessoas com deficiência que carecem de produtos de moda funcional adaptada ... -
Método integrado de cocriação com crianças de mecanismos de personlização em livros infantis ilustrados impressos
(2020)Resumo: A sociedade brasileira tem perdido progressivo interesse por livros impressos, de modo geral, comportamento que se reflete diretamente na perda do fascínio das crianças pela modalidade de livro ilustrado infantil. ... -
Métodos da engenharia kansei para a mensuração do espaço semântico
(2015)Resumo: Motivada pelo desafio de incorporar métodos que deem apoio à identificação, compreensão e aplicação da demanda emocional dos usuários no processo de design, este trabalho explora os métodos de mensuração do espaço ... -
Modelo de processo de gestão de design para territórios urbanos utilizando a noção de pertencimento
(2017)Resumo: Esta tese propõe um Modelo de Processo de Gestão de Design para Territórios Urbanos, utilizando a Noção de Pertencimento - UrbeID, que considera aspectos emocionais para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ... -
Modelo descritivo de sintaxe visual para ilustração científica do corpo humano
(2017)Resumo: A ilustração científica é um modo de aprender e comunicar conteúdos complexos, como, por exemplo, a anatomia humana. Ela é o objeto que permite a visualização acurada da ciência, com destaques, escolhas e recortes ... -
Modelo orientativo a avaliação e elaboração de promoção de design no Brasil
(2019)Resumo: Em um cenário onde a economia criativa é cada vez mais relevante e onde o design reconhecidamente participa no conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criatividade, os debates e pesquisas ... -
Modelo para a promoção do ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital em cursos de design
(2018)Resumo: O ensino-aprendizagem de representação digital em cursos de design gráfico de universidades públicas brasileiras ocorre de forma isolada, pouco conectada e descontextualizada de outros conhecim entos e práticas do ... -
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
(2020)Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao ... -
Modelo para estabelecer competências para o futuro do design orientado pelas tecnologias emergentes
(2019)Resumo: O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos dez anos gerou grandes desafios para a prática e o ensino de design. As tecnologias de abordagem distribuída viabilizadas pela web 2.0 possibilitaram a ... -
Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital
(2021)Resumo: O presente trabalho posiciona o Design vernacular como uma possivel fonte de conhecimento para fomentar a inovacao em produtos do cotidiano. O compartilhamento do conhecimento tem sido cada vez mais presente na ... -
Modelo para promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta : uma abordagem do design de serviços para o comportamento sustentável
(2019)Resumo: O crescimento da população, associado ao processo acelerado de urbanização, com mais de 50% das pessoas vivendo em cidades, tem pressionado negativamente aspectos ambientais e sociais. Entre as áreas comprometidas, ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ...