Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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Abordagem colaborativa de design para políticas públicas : um estudo sobre a iniciativa global GOV JAM como ferramenta de governança e gestão pública local
(2019)Resumo: O presente trabalho descreve como o governo e os cidadãos podem chegar, por meio de uma abordagem participativo-colaborativa de design, a um entendimento compartilhado sobre governança e gestão pública local, ... -
Abordagens colaborativas de design orientadas a projetos sociais
(2019)Resumo: O presente estudo investiga a integração dos conceitos norteadores do Design Colaborativo no contexto de projetos de cunho social. Partindo da compreensão do fenômeno da colaboração em um projeto de Design, discute-se ... -
Acessibilidade de pessoas com necessidade de assistência especial em voos comerciais no Brasil
(2017)Resumo: O setor de transporte aéreo cresceu muito nos últimos anos no Brasil. O aumento no número de pessoas voando pressupõe um aumento também dos passageiros que necessitam de assistência especial (PNAEs). As pessoas com ... -
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Análise de acessibilidade de ilustrações estáticas em objetos de aprendizagem adequados às diretrizes de Macedo (2010)
(2016)Resumo: O projeto tem como objetivo avaliar as diretrizes desenvolvidas por Macedo (2010) na construção de ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem virtuais acessíveis, com base em amostra possível ... -
Análise do uso da retórica visual no mangá
(2020)Resumo: Apesar das diversas características culturais peculiares do mangá, história em quadrinhos japonesa, como a leitura invertida, as referências aos costumes e a história do Japão e uma linguagem própria que, entre ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
Artefatos híbridos : modelo de integração entre artesanato e fabricação digital
(2021)Resumo: A abertura de patentes e incentivos governamentais têm difundido cada vez mais tecnologias de Fabricação Digital. Tais tecnologias promovem o compartilhamento em rede, personalização, adaptação e fabricação local ... -
Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
(2016)Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do ... -
Ativos intangíveis do capital humano da gestão de design : ativos para agregação de valor organizacional
(2019)Resumo: Este trabalho visa identificar padrões dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design que contribuem, por meio do conhecimento, habilidades e atitudes do profissional, para a construção de aspectos ... -
Atmosfera do espaço de transição : estudo de casos em lugares da arquitetura de Curitiba-PR
(2020)Resumo: A temática do ambiente construído em arquitetura e urbanismo normalmente denota uma abordagem orientada pelos aspectos físicos do conforto ambiental, o que de certa forma reduz a noção de experiência em arquitetura ... -
Avaliação estética de protótipos no design de serviço
(2016)Resumo: Em um contexto em que frequentemente escuta-se queixas sobre a qualidade dos serviços, esta pesquisa procura contribuir para a avaliação e melhoria de projetos de Design de Serviço, aproximando o designer à percepção ... -
Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a ... -
A Cocriação como estratégia de inovação no setor de vestuário
(2017)Resumo: O presente estudo aborda os processos de inovação no setor de vestuário, por meio da inovação aberta, com recorte no segmento de confecção e no mercado consumidor. O objetivo desta pesquisa é descrever como a ... -
Colaboração e jogos eletrônicos : observações acerca do game design de Dota 2 visando o desenvolvimento de jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
(2016)Resumo: Esta dissertação descreve a relação entre colaboração e jogos eletrônicos. Os jogos eletrônicos são considerados uma mídia nova de interação humano-computador (IHC) em relação à história da computação e do design. ... -
A colaboração no design de exposições
(2020)Resumo: Esta dissertação discorre sobre a colaboração no desenvolvimento projetual de exposições. A revisão de literatura parte da compreensão do Design Colaborativo no contexto multidisciplinar, além do levantamento teórico ... -
Comportamento sustentável através de estratégias associadas à utilização de internet das coisas
(2021)Resumo: A Transformação Digital está modificando a maneira como as pessoas se relacionam com o meio em que vivem. Novos artefatos tecnológicos surgem e moldam o com portam ento humano de modo a ficar cada vez mais dependente ... -
A compreensão da representação gráfica da eficácia de métodos contraceptivos por mulheres
(2022)Resumo: A representação gráfica em saúde é utilizada para uma melhor comunicação com o público-alvo, incluindo na área de contracepção. A eficácia de métodos contraceptivos é tanto um dado apresentado de forma porcentual, ... -
A comunicação não verbal no design colaborativo : um estudo de caso sobre a atividade de cocriação no desenvolvimento de produtos de linha branca
(2016)Resumo: A crescente complexidade projetual e as pressões para o atendimento demúltiplos requisitos de projeto em um tempo cada vez mais reduzido aumentam arelevância do estudo da colaboração no design. A comunicação, por ... -
Consumo sustentável e o hábito de tomar banho : metaconceitos de sistemas produto + serviço sustentáveis para habitações de interesse social
(2019)Resumo: A presente dissertação se propõe a caracterizar o hábito de tomar banho de moradores de Habitações de Interesse Social (HIS) que possuem baixa renda e residem em Curitiba e região metropolitana. Por meio desta ...