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    Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos

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    R - D - MARCELLA LOMBA NICASTRO.pdf (18.65Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Lomba, Marcella
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao alimento. Novas tecnologias têm ampliado as possibilidades de instrumentalizar a ampliação do nível de transparência de tais práticas. Transparência é uma dos princípios para o consumo sustentável, dado que é necessário a plena comunicação das práticas sociais, ambientais e econômicas para possibilitar decisões efetivamente conscientes e o aumento da confiança do consumidor no alimento (WOGNUM et al., 2011; SCHIEFER, REICHE, DEITERS, 2014). Este contexto demanda contribuições no âmbito da pesquisa para auxiliar as empresas do setor de alimentação a compreender estratégias, métodos e ferramentas para ampliação da transparência em seus serviços, com vistas á promoção do desenvolvimento sustentável (SCHIFFERSTEIN, 2016). Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo para auxiliar o processo de Design no diagnóstico da transparência em serviços digitais, de forma a apoiar padrões mais sustentáveis no consumo de alimentos. Para alcançar este objetivo a pesquisa utilizou como método principal a Design Science de forma integrada à Revisão Bibliográfica, Estudo de Casos Múltiplos e Pesquisa Etnográfica. Dentre os resultados principais destaca-se a proposição de um Modelo de Transparência em Serviços Digitais, que pode ser utilizado tanto no diagnóstico da transparência de um serviço já existente, quanto na proposição de melhorias ao longo do projeto de design de serviço, em vista de torná-lo mais transparente. Palavras-Chave: Transparência, Alimentação, Design para o Comportamento Sustentável, Design de Serviços Digitais
     
    Abstract: Among the contemporary changes in the food sector is the growing demand on the part of consumers for greater control, understanding and participation in the decisions and practices associated with food and food. New technologies have expanded the possibilities of providing instruments to increase the level of transparency of such practices. Transparency is one of the principles for sustainable consumption, as it is necessary to fully communicate social, environmental and economic practices to enable effectively conscious decisions and to increase consumer confidence in food (WOGNUM et al., 2011; SCHIEFER, REICHE, DEITERS, 2014). This context demands contributions in the scope of the research to help companies in the food sector to understand strategies, methods and tools to increase transparency in their services, with a view to promoting sustainable development (SCHIFFERSTEIN, 2016). In this sense, this research aims to propose a model to assist the Design process oriented to the diagnosis of transparency in digital services, in order to support more sustainable standards in food consumption. To achieve this goal, the research used Design Science as an integrated method to the Bibliographic Review, Multiple Case Study and Ethnographic Research. Among the main results, the proposition of a Transparency Model in Digital Services stands out, which can be used both in the diagnosis of the transparency of an existing service, and in the proposition of improvements throughout the service design project, in view of make it more transparent. Keywords: Transparency, Food, Design for Sustainable Behavior, Digital Service Design
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69182
    Collections
    • Dissertações [114]

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