• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A perda da autoridade do professor e as violências na sala de aula : possíveis delineamentos em Hannah Arendt

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ELISETE ANTONIUK.pdf (333.3Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Antoniuk, Elisete
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O texto pretende abordar a crise da autoridade do professor. A questão que se propõe é fazer uma análise da perda da autoridade do professor e sua relação com a geração de violências no espaço da escola, mais especificamente em sala de aula. Pretende-se fazer uma investigação em torno da obra de Hannah Arendt para buscar possíveis delineamentos dentro do âmbito da fenomenologia, ou seja, a intenção não é apresentar a filosofia como solução ao problema apresentado, e sim, que ela seja um meio para a compreensão e reflexão, bem como de conexão entre os diversos aspectos que envolvem as violências como fenômeno social.
     
    Abstract: The text aims to address the crisis of teacher's authority. The proposed question is to make an analysis of the loss of teacher's authority and its relation to the generation of violence within the school, more specifically in the classroom. The focuses is a research around the work of Hannah Arendt to fetch possible contours within the framework of Phenomenology, that is, the intention is not to present the philosophy as a solution to the problem presented, but one way for understanding and reflection, as well as connection between the various aspects that involve and composes the violence as a social phenomenon.
     
    Zusammenfassung: Hauptpunkt dieser Arbeit ist die Krise der Autorität des Lehrers. Die Fragestelllung ist eine Analyse des Verlusts der Autorität des Lehrers und dessen Zusammenhang zur Entstehung von Gewalten im Schulraum, insbesondere im Klassenzimmer. Die Vorhabe ist eine Untersuchung anhand des Werks von Hannah Arendt, um gewisse Umrissen im Bereich der Phänomenologie zu finden, d. h, man hat nicht die Absicht, die Philosophie als Lösung des Problems darzustellen, sondern sie als ein Mittel zum Verständnis und Nachdenken, sowie als Verbindung zwischen den verschiedenen Aspekten um die Gewalt als soziales Phänomen zu verstehen.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54361
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV