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    O mito e seu uso como instrumento pedagógico

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    R - E - ERBISON NUNES PEREIRA.pdf (194.0Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Pereira, Erbison Nunes
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O mito pode ser um instrumento pedagógico? É o que o pretendemos desenvolver ao longo desta pesquisa. O mito sempre foi usado pelo homem. A História nos mostra que ele está presente nas sagas, nas religiões, e nos registros históricos (quando eles se perdem nas brumas do tempo). Quando usado como entretenimento ou diversão tem o poder de nos fazer sonhar, enlevar nossa mente, estimular e mesmo ensinar. Os mitos estimulam nossa imaginação e trazem respostas a questionamentos que estão em nosso inconsciente. O cinema, é um instrumento valioso a ser usado em sala de aula, devido ao poder de transpor em imagens e sons aquilo que apenas suspeitávamos em nossas leituras. O professor pode ganhar muito em fazer uso de filmes para apresentar temas filosóficos a seus alunos. Neste trabalho inicialmente se buscou a fundamentação teórica dos conceitos a serem trabalhados e na sequência se buscou relacioná-los com o enredo dos filmes a serem utilizados. Escolhemos para nossa análise dois filmes campeões de bilheteria e que trazem o dinamismo tão apreciado pelos jovens. Os filmes analisados são Matrix e Avatar. Ambos tratam temas aparentemente distintos que podem ter um fundamento comum e esta é a reflexão que embasará esta reflexão filosófica. O conceito de Khôra como transposição interpretativa é muito caro nesta análise.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54515
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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