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    A formação moral do homem e do cidadão segundo a filosofia de Rousseau

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    R - E - NELSON ANTONIO PETRIW.pdf (341.3Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Petriw, Nelson Antonio
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a formação moral do homem e do cidadão na perspectiva de Rousseau. O presente estudo consta de três capítulos: no primeiro fazemos uma reflexão sobre o estado de natureza, com o intento de verificar a maneira como o autor descreve o homem primitivo, sua formação, sua relação com a natureza, e em que medida o progresso da vida social interferiu na decadência moral do homem natural. Rousseau imaginou um estado hipotético, anterior ao estado social, no qual o homem vivia de forma simples, em sintonia total com a natureza e, a partir disso, delineou o perfil do homem concluindo que este era bom, ou seja, que o homem era capaz de ser justo por trazer em seu coração a bondade natural, atributo inscrito em seu coração. No segundo capítulo abordamos a relação entre natureza e civilização, a fim de constatar em que medida a vida em sociedade interferiu na constituição do homem primitivo. No terceiro capítulo, analisamos a formação moral do homem e do cidadão, especialmente na obra Emílio, com o escopo de mostrar como proceder para que o processo de formação seja eficaz e que realmente possa formar o homem em todos os seus aspectos, tornando-o apto para a vida em sociedade e responsável pela sua própria vida e seu destino. O respeito pela natureza humana e uma educação fundamentada na liberdade é o caminho – assim o pensamos - proposto pelo filósofo para que de fato aconteça a transformação do homem e da sociedade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53467
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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