• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação na sociedade disciplinar na perspectiva de Foucault

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - POLIANA TRAVAGLIA.pdf (107.7Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Travaglia, Poliana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho é entender a educação na sociedade contemporânea a partir da perspectiva de Foucault. Para tanto visualizaremos uma arqueologia do saber através da obra de Foucault, ou seja, uma analise de como os saberes se consolidam em diversos momentos históricos. Também alçaremos analise sobre como o poder atua na educação e quais são seus dispositivos, abordagem da escola como espaço de aplicação do poder no universo disciplinar. Todo esse percurso tem como objetivo demonstrar que o sujeito é determinado pela sociedade e que isso começa na educação, pois é o primeiro contato do sujeito com uma instituição e o mais longo. Além de questionar o papel de uma disciplina como a Filosofia inserida nesse contexto.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38432
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV