Navegação Pedagogia por título
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Critérios para o acesso à educação infantil na rede municipal de Campo Largo
(2018)Resumo : As concepções de criança e infância tal como conhecemos hoje, são uma construção histórica, social e cultural, que nos levam a compreender a infância como uma categoria geracional estrutural e a criança enquanto ... -
Cuidado e afeto na educação infantil : notas etnográficas de uma estagiária
(2021)Resumo: Tendo como pano de fundo as discussões sobre a relação entre educação, cuidado e afeto elaboradas por Cunha (2008), Guimarães (2009, 2011 e 2018) e Wallon (2003), o presente trabalho apresenta uma pesquisa de cunho ... -
Cuidar e educar : uma abordagem teórica e empírica a respeito da educação infantil e a formação dos professores
(2015)Resumo : Este trabalho objetivou verificar a questão do cuidar e educar na educação infantil tendo também, o profissional como enfoque. A análise está embasada nos pressupostos teóricos e legais que envolvem a educação ... -
Cultura visual, fotografia e educação infantil
(2018)Resumo : A sociedade está cada vez mais imersa e suscetível às imagens e sem uma interpretação das mesmas, corremos o risco de ficar alienados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir o uso da fotografia com base ... -
As culturas infantis e o desenho da criança : criatividade e imaginação
(2015)Resumo : Este trabalho propõe uma aproximação às culturas da infância a partir do desenho enquanto linguagem. Se debruça primeiramente sobre quem são as crianças que compõem essas culturas, que infâncias são estas e o que ... -
O currículo do curso de pedagogia da UFPR de 1996 : discutindo à docência
(2019)Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, implementado no ano de 1996, com enfoque especial quanto à dimensão de formação para docência. ... -
Currículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquara
(2014)Resumo : O presente estudo visa analisar como é organizado e selecionado oconhecimento nas propostas curriculares da rede pública municipal de Curitiba e de Piraquara. Tem por objetivo analisar e comparar a fundamentação ... -
Currículo escolar no Brasil : tendências de pesquisa a partir da base de dados da CAPES
(2015)Não inclui resumo -
Curso ABC : uma análise da proposta do mec enquanto material para a formação de docentes dos anos iniciais da educação básica
(2021)Resumo : Esta pesquisa é a versão final de um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo analisar os objetivos e conteúdos do Curso ABC (Alfabetização Baseada na ... -
Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, ... -
"Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas" : poesias interescolar de São Paulo e a educação não-formal
(2020)Resumo : Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e apresentar o movimento Slam, com ênfase no projeto "Slam de Poesias Interescolar de São Paulo" criado pelo coletivo Slam da Guilhermina da cidade de São Paulo. ... -
Os desafios do direito a "educação" para crianças de 0 a 3 anos : implicações da lei n° 12.796 de obrigatoriedade dos 4 aos 17 anos
(2014)Resumo : Esta pesquisa procura identificar os possíveis impactos da Lei nº 12.796/2013 que tem como principal redação a obrigatoriedade à educação dos 4 aos 17 anos, a educação das crianças de 0 à 3 anos, cuja Lei não ... -
Desafios e especificidades na relação maternar/estudar : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia da ufpr
(2021)Resumo : Conforme mostra a pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2014) é cada vez maior o número de mulheres ingressantes nos cursos universitários, durante o período ... -
Desafios na transição entre escolas tradicionais e inovadoras com foco na avaliação
(2020)Resumo : A avaliação sempre foi um tema muito complexo quando se fala de educação, trazendo muitas divergências de opiniões e práticas. Ainda hoje, muitos falam da avaliação quando se trata de provas e como um instrumento ... -
Desenho e escrita no processo de alfabetização : uma análise bibliográfica
(2021)Resumo: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade explicar a importância do desenho e da escrita no processo de alfabetização e também relacionar o nome próprio com a apropriação da escrita. Para a ... -
O desenvolvimento da criança a partir do faz de conta na perpectiva de Vygotsky
(2018)Resumo : Muitas pessoas acreditam que o brincar dentro do ambiente escolar é algo que precisa ficar em segundo plano, pois o importante na educação são os conteúdos programáticos dentro da proposta curricular. Neste trabalho ... -
Desigualdade social e escolarização : uma análise sobre indicadores educacionais em Curitiba
(2021)Resumo: O presente trabalho apresenta o panorama educacional no município de Curitiba frente à desigualdade no ano de 2019, identificando fatores econômicos e sociais que influenciam uma trajetória educacional. Desta forma, ... -
Desigualdades socioespaciais no contexto escolar : um estudo de caso em Almirante Tamandaré
(2022)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo sobre desigualdades territoriais no município de Almirante Tamandaré - PR, localizado na região metropolitana de Curitiba. Pretendeu-se por meio deste investigar as percepções ... -
A desmotivação e a desvalorização dos professores na educação básica
(2019)Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre a motivação dos professores ao exercer sua profissão e toda as questões que influenciam positiva e negativamente. Este trabalho teve início ... -
Direito à educação na socioeducação : um olhar sobre a trajetória escolar de estudantes em privação de liberdade
(2020)Resumo : Entende-se a educação como um direito subjetivo, garantido pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alicerce nos princípios de universalidade e gratuidade, portanto, deve ser garantida pelo poder público a ...