Cuidado e afeto na educação infantil : notas etnográficas de uma estagiária
Resumo
Resumo: Tendo como pano de fundo as discussões sobre a relação entre educação, cuidado e afeto elaboradas por Cunha (2008), Guimarães (2009, 2011 e 2018) e Wallon (2003), o presente trabalho apresenta uma pesquisa de cunho etnográfico realizada em uma sala de aula da educação infantil, composta por 11 crianças de 2 a 3 anos de idade, de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Curitiba-PR. Discorre sobre o tema cuidar, educar e a relação da afetividade nesse processo na educação infantil. Buscou-se verificar como eram as práticas da instituição escolhida para a pesquisa, assim como as da professora regente da sala de aula em relação ao cuidado, atenção e afeto. Por meio da pesquisa realizada, que teve duração de seis meses e coincidiu com a realização do estágio não obrigatório da autora, foi possível verificar que, apesar de presente no discurso pedagógico, a articulação entre educação, cuidado e afeto pressupõe uma divisão do trabalho na qual compete à professora regente o trabalho tido como efetivamente pedagógico, enquanto o cuidado e o afeto são atribuições que recaem sobre a profissional que realiza a prática do estágio Abstract: This work dialogues with the propositions of Cunha (2008), Guimaraes (2004, 2009, 2011 e 2018) e Wallon (2003) regarding the relationship between education, care and affection. Then, this work presents an ethnographic research carried out in a kindergarten classroom made up of eleven children aged two to three years old in a school or the private education system in the city of Curitiba, State of Paraná, Brazil. The work talks about the relationship between education, care and affection in early childhood education. The research sought to investigate how the practices of the school chosen for the research were in the relation to education, care and affection. The research lasted six months and coincided with the completion of the mandatory internship of its author. The researcher found that the link between education, care and affection presupposes a division of labor: while the work that is considered pedagogical is the responsibility of the regent teacher, care and affection are attributions of the professional who carries out the internship practice
Collections
- Pedagogia [476]