"Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas" : poesias interescolar de São Paulo e a educação não-formal
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e apresentar o movimento Slam, com ênfase no projeto "Slam de Poesias Interescolar de São Paulo" criado pelo coletivo Slam da Guilhermina da cidade de São Paulo. Busca, estabelecer reflexões sobre o projeto com base nas premissas da educação não-formal. Como base teórica optou-se por considerar as produções de Gohn (2011 e 2012), a respeito dos conceitos de educação não-formal, movimentos sociais e cultura, bem como Paulo Freire (2019 e 2020) e suas reflexões a cerca de uma prática educativa libertadora, crítica e humana. O desenvolvimento da pesquisa traça um panorama histórico do Slam, bem como sua organização e realização. Em relação ao projeto "Slam de Poesias Interescolar de São Paulo", o estudo apresenta sua trajetória, integrantes, organização, e a função do Poeta Formador. Como resultados, aponta-se a necessidade das políticas públicas em relação às áreas educacionais e culturais de contextos vulneráveis e periféricos. Destaca-se, ainda, dentre os resultados, a prática dos Poetas Formadores, como mediadores entre o projeto investigado e a escola Resumen : Esta investigación tiene como objetivo principal investigar y presentar el movimiento Slam, con énfasis en el proyecto "Slam de Poesía Interescolar de São Paulo" creado por el colectivo Slam da Guilhermina de la ciudad de São Paulo. Se busca establecer reflexiones sobre el proyecto a partir de las premisas de la educación no formal. Como base teórica, optamos por considerar las producciones de Gohn (2011 y 2012), en torno a los conceptos de educación no formal, movimientos sociales y cultura, así como Paulo Freire (2019 y 2020) y sus reflexiones sobre una práctica. educativa liberadora, crítica y humana El desarrollo de la investigación traza un panorama historico del Slam, así como su organización y realización. En relación al proyecto "Slam de Poesía Interescolar de São Paulo", el estudio presenta su trayectoria, integrantes, organización y el rol del Poeta Formador. Como resultado, se señala la necesidad de políticas publicas en relación con las áreas educativas y culturales en contextos vulnerables y periféricos. Entre los resultados, destaca la práctica de los Poetas Formadores, como mediadores entre el proyecto investigado y la escuela
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- Pedagogia [410]