Navegação Pedagogia por título
Itens para a visualização no momento 119-138 of 476
-
A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil
(2014)Resumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, ... -
A criança, a natureza e a literatura infantil : aproximações e encantamentos
(2021)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar o papel da literatura infantil na construção de práticas pedagógicas que produzam significados no imaginário infantil sobre senso de pertencimento e ... -
Crianças com dificuldades comportamentais e pais que frequentam o programa ACT Para Educar em Ambientes Seguros
(2019)Resumo : Os maus tratos durante a infância é uma temática cada vez mais presente nos noticiários, e quando uma criança vivência ou sofre algum tipo de violência, ela pode ter prejuízos na sua saúde mental, no seu desenvolvimento ... -
Crianças escritoras : práticas pedagógicas com a escrita espontânea em duas instituições municipais de educação infantil em Curitiba
(2014)Resumo : Tendo como objetivo principal analisar as práticas de Linguagem Escrita em alguns CMEIs da rede Municipal de Curitiba, o trabalho aborda a questão da escrita espontânea, entendida como a produção da criança a ... -
Crianças que visitam pai ou mãe encarcerados : descrição do dia da visita
(2019)Resumo: Os poucos estudos que existem sobre crianças que tem seus pais ou mãesprivados de liberdade apontam que elas tendem a ter seu desenvolvimento físico,psicológico e social comprometido. Em busca de visibilidade para ... -
Critérios para o acesso à educação infantil na rede municipal de Campo Largo
(2018)Resumo : As concepções de criança e infância tal como conhecemos hoje, são uma construção histórica, social e cultural, que nos levam a compreender a infância como uma categoria geracional estrutural e a criança enquanto ... -
Cuidado e afeto na educação infantil : notas etnográficas de uma estagiária
(2021)Resumo: Tendo como pano de fundo as discussões sobre a relação entre educação, cuidado e afeto elaboradas por Cunha (2008), Guimarães (2009, 2011 e 2018) e Wallon (2003), o presente trabalho apresenta uma pesquisa de cunho ... -
Cuidar e educar : uma abordagem teórica e empírica a respeito da educação infantil e a formação dos professores
(2015)Resumo : Este trabalho objetivou verificar a questão do cuidar e educar na educação infantil tendo também, o profissional como enfoque. A análise está embasada nos pressupostos teóricos e legais que envolvem a educação ... -
Cultura visual, fotografia e educação infantil
(2018)Resumo : A sociedade está cada vez mais imersa e suscetível às imagens e sem uma interpretação das mesmas, corremos o risco de ficar alienados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir o uso da fotografia com base ... -
As culturas infantis e o desenho da criança : criatividade e imaginação
(2015)Resumo : Este trabalho propõe uma aproximação às culturas da infância a partir do desenho enquanto linguagem. Se debruça primeiramente sobre quem são as crianças que compõem essas culturas, que infâncias são estas e o que ... -
O currículo do curso de pedagogia da UFPR de 1996 : discutindo à docência
(2019)Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, implementado no ano de 1996, com enfoque especial quanto à dimensão de formação para docência. ... -
Currículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquara
(2014)Resumo : O presente estudo visa analisar como é organizado e selecionado oconhecimento nas propostas curriculares da rede pública municipal de Curitiba e de Piraquara. Tem por objetivo analisar e comparar a fundamentação ... -
Currículo escolar no Brasil : tendências de pesquisa a partir da base de dados da CAPES
(2015)Não inclui resumo -
Curso ABC : uma análise da proposta do mec enquanto material para a formação de docentes dos anos iniciais da educação básica
(2021)Resumo : Esta pesquisa é a versão final de um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo analisar os objetivos e conteúdos do Curso ABC (Alfabetização Baseada na ... -
Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, ... -
"Das ruas para as escolas, das escolas para as ruas" : poesias interescolar de São Paulo e a educação não-formal
(2020)Resumo : Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e apresentar o movimento Slam, com ênfase no projeto "Slam de Poesias Interescolar de São Paulo" criado pelo coletivo Slam da Guilhermina da cidade de São Paulo. ... -
Depressão infantil
(2017)Resumo : A depressão tem sido um tema bastante discutido, entretanto, especialmente na área educacional, percebe-se a falta de conhecimento tanto sobre seu contexto histórico quanto sobre a sua repercussão no desenvolvimento ... -
Os desafios do direito a "educação" para crianças de 0 a 3 anos : implicações da lei n° 12.796 de obrigatoriedade dos 4 aos 17 anos
(2014)Resumo : Esta pesquisa procura identificar os possíveis impactos da Lei nº 12.796/2013 que tem como principal redação a obrigatoriedade à educação dos 4 aos 17 anos, a educação das crianças de 0 à 3 anos, cuja Lei não ... -
Desafios e especificidades na relação maternar/estudar : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia da ufpr
(2021)Resumo : Conforme mostra a pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2014) é cada vez maior o número de mulheres ingressantes nos cursos universitários, durante o período ... -
Desafios na transição entre escolas tradicionais e inovadoras com foco na avaliação
(2020)Resumo : A avaliação sempre foi um tema muito complexo quando se fala de educação, trazendo muitas divergências de opiniões e práticas. Ainda hoje, muitos falam da avaliação quando se trata de provas e como um instrumento ...