Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 34
-
Antiguidade clássica e mitologia : relações entre conhecimento escolar e produtos midiáticos na aprendizagem de estudantes do 6º ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a relação construída entre um conjunto de estudantes da etapa relativa ao sexto ano do Ensino Fundamental com os saberes da Antiguidade Clássica, de modo específico com a Mitologia. ... -
Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
(2022)Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e ... -
A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
(2022)Resumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as ... -
De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
(2020)Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disputas em torno da sua elaboração. Objetiva caracterizar os diversos setores envolvidos na sua construção bem como ... -
Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
(2022)Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar ... -
Educação patrimonial e história local : problematizando histórias na Estrada da Graciosa na Província do Paraná (1853-1889)
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao ... -
O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
(2022)Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino ... -
Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História ... -
Escravidão no Paraná : síntese historiográfica e material de uso pedagógico
(2018)Resumo: A presente dissertação objetivou discutir a historiografia da escravidão no atual território do Paraná, abordada entre o período do século XVII ao XIX. A idealização desse estudo surgiu a partir da identificação ... -
A Fortaleza da Barra (Ilha do Mel/PR) no século XVIII : aplicativo para dispositivos móveis para o ensino de história
(2020)Resumo: Nesta dissertação analisamos a história da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (Ilha do Mel, Paranaguá/PR) ao longo do século XVIII, tratando da pirataria na região da Baía de Paranaguá e da participação de Paranaguá ... -
Futebol e ensino de história : questões e possibilidade de um ensino temático
(2020)Resumo: Essa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre ... -
História ambiental no ensino de história : o processo de devastação florestal no território paranaense (1870-1970)
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como campo de estudo a história ambiental a partir do recorte da história ambiental do Paraná, destacando-se o processo de devastação florestal no território paranaense, abrangendo o período ... -
História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
(2018)Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas ... -
História e gamificação : reflexões e aplicabilidade de lúdicos no ensino de história
(2018)Resumo: A presente pesquisa é fruto dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFPR, junto ao Programa Nacional ProfHistória. A ideia central foi explorar a gamificação como uma metodologia ... -
Intolerância religiosa e teatro no ensino de história
(2018)Resumo: A intolerância religiosa deve ser um assunto tratado dentro do ambiente escolar. Através de estudos sobre as religiões, a diversidade e o pluralismo religioso é possível quebrar preconceitos existentes contra ... -
O "jogo da morte" : a Ucrânia entre soviéticos e nazistas (1933-1943) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula
(2021)Resumo: Nessa dissertação analisamos a história da Ucrânia do início dos anos 1930 até o ano de 1943. O contexto estudado percorre o aumento da presença estatal soviética em terras ucranianas e invasão nazista em 1941, com ... -
O jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXI)
(2022)Resumo: Este trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção ... -
O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
(2020)Resumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste ... -
Literatura infanto-juvenil ficcional : uma análise das possibilidades do uso da coleção Harry Potter em aulas de história
(2023)Resumo: Harry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos ... -
Livro didático de história : o manual do professor e a construção de novas metodologias para ensinar a partir de filmes
(2021)Resumo: Relata pesquisa cujo objetivo foi investigar as prescrições sugeridas no manual didático de uma coleção da disciplina de História, aprovada no PNLD 2020, quanto ao uso de filmes como recurso didático nas aulas de ...