Navegação Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 85
-
A diversidade na educação infantil
(2015)Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da sala de ... -
Educação do campo : entre o ideal e a realidade
(2015)Resumo: Com o presente estudo, busca-se estabelecer um parâmetro entre o ideal e o real da Gestão Escolar no Campo, a partir de um recorte em que são objeto de estudo duas escolas do campo localizadas na Região Metropolitana ... -
Educação do campo : práticas pedagógicas
(2018)Este trabalho teve como objetivo analisar diferentes práticas pedagógicas utilizadas por professores que atuam na educação do campo no municúpio de Paranaguá em diferentes contextos; Ilha do mel, colônia Pereira, Ilha da ... -
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ... -
Educação do campo : um olhar sobre Almirante Tamandaré
(2015)O artigo em questão estuda a educação do campo em Almirante Tamandaré enquanto uma realidade, pautando a discussão a partir de algumas leis que envolveram a educação desde o período imperial. O enfoque se dá em compreender ... -
A educação do campo no município de Araucária
(2018)O seguinte estudo apresenta uma análise e reflexão da Educação do Campo no Município de Araucária. A partir dos dados obtidos por meio de pesquisa bibliográfica com autores relacionados ao tema e de análise dos relatórios ... -
Educação do/no campo : tempos e espaços - consolidação das escolas e dualidade administrativa
(2018)A proposta desse trabalho tem como objetivo fazer um resgate histórico do surgimento da Escola do Campo Municipal Professora Andréa Maria Scherreier Dias, no município de Araucária, 1949, apontando as modificações ocorridas ... -
Educação especial inclusiva na educação do campo
(2018)O presente estudo tem como tema Educação Especial Inclusiva na Educação do Campo. O objetivo geral é analisar a Educação Especial Inclusiva na Educação do Campo. Os objetivos específicos são: relacionar a Educação Especial ... -
A educação infantil na Ilha dos Valadares : trajetória e práticas
(2018)Este trabalho tem o propósito de registrar como concebeu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica na Ilha dos Valadares. Objetivando resgatar a história da Educação Infantil na comunidade e valorizar ... -
A educação infantil no município de Colombo
(2015)O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ... -
A educação popular e a gestão democrática inserida dentro do currículo escolar
(2018)Este artigo visa trabalhar com os principais pontos relativos a Educação Popular e Gestão Democrática, de modo a ressaltar seus conceitos, contextos e como devem ser aplicados, e, por fim, por que esse método de aplicação ... -
Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local
(2013)Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como ... -
Escola do campo : práticas pedagógicas em salas multisseriadas
(2018)Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações pedagógicas nas escolas do campo, em especial as salas multisseriadas. Usando, como metodologia, pesquisas em materiais sobre o tema e aqui referenciadas bibliograficamente. ... -
A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras
(2015)A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre ... -
A experiência do GPEDI a partir do módulo de Gestão e Processos de Inovação Metodológica
(2015)Este estudo é um relato da experiência vivenciada, das sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com professores e agentes educacionais I e II das Escolas Estaduais de Colombo-PR ... -
A formação continuada na rede municipal de ensino da cidade de Matinhos – PR : práticas pedagógicas
(2018)O artigo presente visa problematizar a importância da formação continuada para os professores da rede pública do município de Matinhos - PR. O objetivo é refletir sobre o impacto que o curso de extensão de Gestão e Processos ... -
Formação de educadores e a diversidade étnico-racial e de gênero : relato de uma experiência
(2015)O foco deste trabalho monográfico é o de analisar os sentidos e os significados que uma formação em direitos humanos, mais especificamente na diversidade étnicoracial e de gênero propicia ao ambiente coletivo, principalmente ... -
Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência
(2015)Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada ...