Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 470-489 of 902
-
A harmonia imposta na dramatização do cotidiano : os atores sociais nas escolas e nos meios de comunicação durante a guerra das Malvinas
(1990)Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu numa metodologia sócio-histórico-antropológica, para a compreensão do atuar e pensar dos sujeitos sociais nas escolas e meios de comunicação, na sociedade civil argentina, durante a ... -
Hibridismo cultural no manual didático de inglês
(2017)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de investigação discursivo/cultural do manual didático de língua inglesa Alive! no contexto do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Para tanto, parte da concepção ... -
A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
(2019)Resumo: Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual tem como premissa a aprendizagem histórica de estudantes quilombolas sobre a História Difícil (Burdening History) do Vale do Ribeira. ... -
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense
(2003)Resumo: O presente trabalho partiu da seguinte questão norteadora: qual a relação entre a construção e consolidação de um código disciplinar da História do Paraná e a formação de uma identidade paranaense? Para tanto, ... -
A história infantil como unidade de experiências na primeira etapa do ensino de Primeiro Grau
(1984)Resumo: O presente estudo analisa as vantagens da história infantil como centro globalizador das atividades do currículo e fonte geradora do desenvolvimento dos objetivos propostos para educar. O propósito essencial ê ... -
História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica
(2019)Resumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial ... -
"História para Erês" : a literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica
(2021)Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de investigação da Educação Histórica, tem como objetivo investigar a literatura infanto-juvenil de temas da História Sensível como fonte para o Ensino de História. O objetivo ... -
Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
(2018)Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer um novo parâmetro para o processo interacional de organização dos conhecimentos, reconhecendo-o como elemento homeostático e capaz de estabelecer uma adequada integração no ... -
A ideia de competência na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal
(2023)Resumo: O propósito deste estudo de caso é analisar a ideia de competência presente na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal. Para tanto, foram consultados seis policiais docentes em exercício a mais de quatro ... -
A "ideologia de gênero" através das narrativas da Assembleia Legislativa do Paraná : o caso do Plano Estadual de Educação
(2019)Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as narrativas sobre gênero que envolveram a aprovação do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025). Os argumentos utilizados pelas/os deputadas e deputados que subiram ... -
Igreja católica e educação feminina : o Instituto de Educação do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Canoinhas-SC, 1936-1956)
(2004)Resumo: O objetivo norteador deste trabalho foi buscar resgatar parte da história do colégio Normal Sagrado coração de Jesus, instituição confessional católica, fundada em 1921 pela Congregação das Irmãs Franciscanas de ... -
Igreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (Paraná) : a Escola Normal de Sant'Ana (1947-1960)
(2002)Resumo: Esta pesquisa tem como tema geral a Igreja Católica e a educação feminina e a instituição do Curso Normal em uma escola católica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Para a análise deste tema, privilegiou-se o ... -
Impacto de um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas na aprendizagem inicial da leitura e da escrita
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita ... -
Implantação, marginalidade e reconhecimento formal : um olhar protestante acerca da história da educação teológica superior no Brasil (1969-1999)
(2001)Resumo: Nesta pesquisa o autor se propõe a elaborar uma explicação histórica da implantação dos cursos de graduação em Teologia no Brasil por parte dos presbiterianos, batistas, luteranos e metodistas e os esforços individuais ... -
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ... -
Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil
(2020)Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, ... -
A imprensa pedagógica (in)formando a professora alfabetizadora : uma investigação a partir das páginas do Jornal da Alfabetizadora (1988-1999)
(2023)Resumo: O presente trabalho busca contribuir com o campo da história e historiografia da educação, no que tange às temáticas relacionadas ao trabalho e à identidade docente dos/as professores/as alfabetizadores/as, a partir ... -
A inclusão escolar da criança autista
(2013)Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem ... -
Inclusão escolar na perspectiva das práticas colaborativas : processos psicológicos e pedagógicos
(2021)Resumo: A educação especial vem atravessando um processo intenso de transformações ao longo do tempo. A concepção de indivíduo pautada nas dificuldades gradativamente passou a ser substituída pela concepção de indivíduo ... -
Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
(1999)Resumo: O objetivo deste trabalho é o de verificar nas interações professor-alunos de pré-escola, relativas à disciplina na sala de aula, sinais que indiquem avanços em direção a contratos de respeito mútuo. Existindo esses ...