Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 450-469 of 911
-
Fotografia e aprendizagem histórica : a presença das imagens fotográficas nos manuais didáticos de história
(2020)Resumo: Esta investigação analisou a relação entre imagens fotográficas e aprendizagem histórica, subsidiado pelo referencial teórico da Educação Histórica (SCHMIDT, 2009, 2020) e da teoria da consciência histórica (RÜSEN, ... -
Fotografias do ensino comercial : representações visuais no SENAC Paraná (1947-1961)
(2017)Resumo: A presente dissertação de mestrado em Educação apresenta como principal objetivo a análise das representações visuais das salas de aula do ensino comercial desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ... -
Fotografias que contam : o aluno em sua função-autor nas aulas de geografia
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a produção de sentidos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas, uma da esfera pública e outra da esfera privada, localizadas na cidade de Curitiba/PR, ao ... -
Funcionários de escola : um novo sujeito na disputa pelas políticas educacionais
(2018)Resumo: A presente dissertação busca compreender como os funcionários de escola se constituem como um sujeito coletivo e se coloca na disputa política, interferindo nas decisões do Estado no que diz respeito às Políticas ... -
A função dialética da escola face as aspirações profissionais de estudantes das últimas séries do Primeiro Grau
(1984)Resumo: A pesquisa pretendeu comprovar a defasagem existente entre as reais aspirações profissionais de alunos das quatro últimas séries do 1º Grau de escola pública da periferia de Curitiba, com as habilitações profissionais ... -
A função do professor de educação física na educação infantil : um estudo com pesquisadores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação a UFPR
(2019)Resumo: A presente pesquisa investigou qual a função do professor de Educação Física na Educação Infantil. Os pressupostos teóricos foram estudos de pesquisadores da área da educação que discutem a docência, como: Imbernón ... -
Fundamentação de um currículo para as escolas municipais de Toledo, Estado do Paraná, a luz da filosofia da libertação de Enrique Dussel : uma vivência curricular no município de Toledo
(1989)Resumo: Desde a periferia, o ser como a liberdade que irrompe diante do ouvido atento que escuta, também triunfará. A pesquisa pretendeu comprovar a possibilidade de implementação de um processo pedagógico aberto e ... -
Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
(1983)Resumo: O Objetivo Geral desta pesquisa, visa a fundamentação do currículo por meio da fenomenologia. A Base Epistemológica que se utiliza, para a busca do fundamento do currículo é uma integração das perspectivas ... -
A geometria e o desenho geométrico no ensino de 1º grau em Curitiba : contribuições para uma proposta de integração de conteúdos curriculares
(1986)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições do retorno da disciplina de Desenho Geométrico ao currículo das séries terminais do ensino de 1º grau e, paralelamente, estudar a revitalização da Geometria ... -
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ... -
A gestão da Educação especial nos Municípios da Área Metropolitana Norte de Curitiba : uma análise decorrente da Política Nacional de Educação especial na perspefctiva da educação inclusiva
(2016)Resumo: A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fundamenta-se na concepção de direitos humanos e, consequentemente, no direito à educação para todos os alunos na rede regular de ... -
Gestão da educação infantil : a atuação dos conselhos dos centros municipais de educação infantil de Curitiba no processo de priorização de vagas das crianças de 0 a 3 anos
(2018)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação dos conselhos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba no processo de priorização de vagas das crianças de 0 a 3 anos. A compreensão da atuação ... -
A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ... -
A gestão do cuidado em instituições de acolhimento de meninos frente à diversidade sexual
(2015)Resumo: A presente pesquisa visa verificar a gestão do cuidado em instituições de acolhimento para meninos frente à diversidade sexual. Para tanto, visa compreender como os gestores sociais e educadores lidam e cuidam dos ... -
Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?
(2000)Resumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas ... -
Gestão universitária : a coordenação de curso de graduação na área de saúde frente aos saberes e a prática de pedagógica
(2015)Resumo: O presente estudo tem como tema a gestão universitária, observando especificamente a coordenação de curso na área de saúde frente aos saberes e a prática pedagógica. A investigação foi pautada nas seguintes questões: ... -
Gênero e docência na educação infantil : produção de masculinidades docentes em discursos jurídicos e midiáticos em tempos ultraconservadores
(2021)Resumo: A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões para pensar de que maneira as masculinidades na docência da Educação Infantil são construídas, produzidas e veiculadas por meio dos discursos jurídicos e midiáticos em ... -
Gênero e sexualidade como dimensões da formação humana na Escola Estadual do Campo José Martí, Assentamento Oito de Abril, Jardim Alegre-PR
(2019)Resumo: O presente estudo apresenta reflexões acerca das temáticas de gênero e sexualidade como dimensões da formação humana no âmbito da escola do campo. Objetivase compreender de que modo as questões de gênero e sexualidade ... -
Gênero e sexualidade na formação inicial docente : sentidos emergentes do/pelo currículo da graduação em Ciências Biológicas da UFPR
(2021)Resumo: A sexualidade e o gênero têm sido campo de administração do corpo individual e social, produzindo assimetrias que legitimam a manutenção das diferenças e desigualdades, que são (re)produzidas em todas as instituições, ... -
Gênero, diversidade sexual e in/exclusão : uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
(2017)Resumo: A começar da noção foucaultiana de discurso e dos Estudos de Gênero – principalmente os realizados por Judith Butler e Guacira Lopes Louro – a análise discursiva dessa dissertação ocorre, baseada em textos elaborados ...