A harmonia imposta na dramatização do cotidiano : os atores sociais nas escolas e nos meios de comunicação durante a guerra das Malvinas
Resumo
Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu numa metodologia sócio-histórico-antropológica, para a compreensão do atuar e pensar dos sujeitos sociais nas escolas e meios de comunicação, na sociedade civil argentina, durante a Guerra das Malvinas em 1982. Educação Permanente, instituições da sociedade e governo autoritário constituem o tripé das categorias analisadas para captar os movimentos dos atores sociais nos processos educacionais, a partir de uma dinâmica conduzida por seus próprios mecanismos internos. Tenta ser, assim, uma reflexão em aberto para a compreensão dos processos educativos em situações limites de uma sociedade. Abstract: The objective of this research was to understand the way social subjects in school and in the mass-media in Argentina thought and acted during the Malvinas War in 1982, based on a socio-historic al-anthropological approach. Permanent Education, institutions of the civil society, and the authoritarian Government were the three analysed categories, to understand the mobility of the social actors within the educational processes, as well as the unveiling of specific internal mechanisms present in its dynamics. This research tries to give a contribution to the understanding of educational processes with in a limit situation of a given society.
Collections
- Dissertações [900]