• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A "ideologia de gênero" através das narrativas da Assembleia Legislativa do Paraná : o caso do Plano Estadual de Educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - KARINA VEIGA MOTTIN.pdf (1.338Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Mottin, Karina Veiga
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as narrativas sobre gênero que envolveram a aprovação do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025). Os argumentos utilizados pelas/os deputadas e deputados que subiram ao púlpito da Assembleia Legislativa deste estado para defender a retirada da palavra "gênero" deste documento são o objeto de análise desta dissertação. A análise narrativa deste trabalho é desenvolvida sob a perspectiva foucaultiana, pois o objetivo da investigação não se detém na análise linguística ou na descoberta das verdadeiras intenções das/os parlamentares. Ao contrário, os esforços são direcionados para a compreensão de como a repetição desses discursos objetiva criar uma verdade sobre o gênero, que deslegitima este campo de estudos e retira o foco da violência como aspecto central no debate sobre gênero nas escolas. Para tanto, no capítulo 1 é discutida uma possível definição da "ideologia de gênero", segundo narrativas conservadoras e as falas das/os deputada/os. No capítulo 2, o foco é a relação entre estes discursos e a religião, bem como o uso de argumentos jurídicos para legitimar pautas religiosas. Por fim, no capítulo 3, o intuito é compreender como o conceito de família é entendido nestas narrativas. A anunciada "destruição" dessa instituição, através da implementação da suposta "ideologia de gênero", aciona e difunde o pânico moral, conceito desenvolvido por Gayle Rubin. O papel conferido à escola nesse processo e o apelo à proteção das crianças também são elementos analisados, pois atuam na propagação desse pânico moral. Por fim, ressalta-se a relevância da inclusão das discussões sobre gênero nos espaços formativos da docência e no ambiente escolar como fundamental para o enfrentamento da violência e da desigualdade de gênero. Palavras-chave: "Ideologia de Gênero" - Plano Estadual de Educação - Religião - Família - Escola - Pânico Moral.
     
    Abstract: The objective of this Master's dissertation is to analyze the narratives about gender that involved the approval of Paraná State Education Plan (2015-2025). State representatives stood in the pulpit of the Legislative Assembly to defend the removal of the word "gender" from this document, and the arguments used by these representatives are the object of analysis of this dissertation. The narrative analysis of this work is developed from the Foucaultian perspective, since the objective of the research does not focus at the linguistic analysis nor the discovery of the true intentions of the parliamentarians. Rather, efforts are directed toward understanding how the repetition of such discourses aims to create a "truth" about gender, which disqualifies this field of study and draws the focus of violence as central to the gender debate in schools. Therefore, in chapter 1 a possible definition of the "gender ideology" is discussed, according to conservative narratives and the speeches of the members. In chapter 2, the focus is on the relationship between these discourses and religion, as well as the use of legal arguments to legitimize religious patterns. Finally, in chapter 3, the intention is to understand how the concept of family is understood in these narratives. The announced "destruction" of this institution, through the implementation of the supposed "gender ideology", activates and diffuses the moral panic, concept developed by Gayle Rubin. The role given to the school in this process and the call for the protection of children are also analyzed elements, since they act in the propagation of this moral panic. It is important to highlight the importance of including gender discussions in the formative spaces of teaching and in the school environment, as fundamental for confronting violence and gender inequality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62045
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV