A imprensa pedagógica (in)formando a professora alfabetizadora : uma investigação a partir das páginas do Jornal da Alfabetizadora (1988-1999)
Resumo
Resumo: O presente trabalho busca contribuir com o campo da história e historiografia da educação, no que tange às temáticas relacionadas ao trabalho e à identidade docente dos/as professores/as alfabetizadores/as, a partir da utilização e investigação de revistas pedagógicas como estratégia de formação e orientação do trabalho docente. Logo, a pesquisa objetiva investigar a produção e a circulação de enunciados carregados da expectativa de transformação na identidade docente, bem como de saberes, valores, modelos e orientações para as práticas das/os professoras/es alfabetizadoras/es nas páginas do Jornal da alfabetizadora (1988-1990). Nesse quadro, o presente trabalho tomou como fonte e objeto de investigação o referido periódico, o qual foi publicado na cidade de Porto Alegre - RS, pela editora Kuarup em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O impresso foi selecionado para compor o Programa Nacional Salas de Leitura/ Bibliotecas Escolares, por isso, foi distribuído gratuitamente pela Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) e posteriormente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgãos vinculados ao Ministério de Educação e Cultura (MEC), alcançando assim uma circulação em escala nacional e internacional. Para sua análise, a principal estrutura teórico-conceitual mobilizada foi a noção de protocolos de leitura, desenvolvida por Roger Chartier (2011), a qual consiste na análise textual e tipográfica dos materiais impressos. A investigação está organizada em três momentos: no primeiro momento foram analisadas as relações entre impresso, educação, formação e trabalho docente; posteriormente, investigouse a atuação docente na alfabetização, a partir da identidade e do trabalho docente dos/as professores/as alfabetizadores/as durante o recorte temporal da pesquisa; finalmente, a partir da análise da seção de cartas e relatos de experiência, foi explorado o que pode se aproximar do que Goodson (1992) denomina "vozes de professores". Esse exercício buscou sondar tanto os usos e apropriações que as/os professores/as faziam do que circulava no periódico, quanto ecos da sua experiência profissional na alfabetização infantil, por meio das páginas do jornal. Constatamos que o Jornal da Alfabetizadora se constituiu um importante veículo de comunicação, informação e atualização docente, cujo projeto formativo visava divulgar retóricas renovadoras que caminhavam em direção a circulação da perspectiva construtivista. Nesse quadro, o periódico buscou projetar remodelações sobre as práticas, os saberes e os fazeres docentes dos/as professores/as alfabetizadores/as durante a década de 1990. Abstract: The present work seeks to contribute to the field of history and historiography of education, regarding the themes related to the work and the teaching identity of the literacy teachers, based on the use and investigation of pedagogical magazines as a strategy of formation and orientation of the teaching work. Therefore, the research aims to investigate the production and circulation of statements loaded with the expectation of transformation in the teaching identity, as well as knowledge, values, models, and guidelines for the practices of literacy teachers in the pages of the Jornal da Alfabetizadora (Literacy Journal) (1988-1990). The journal was published in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, by the publishing house Kuarup, in partnership with the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). The book was selected to be part of the National Reading Rooms/School Libraries Program and, therefore, was distributed free of charge by the Student Assistance Foundation (FAE) and later by the National Fund for Education Development (FNDE), agencies linked to the Ministry of Education and Culture (MEC), thus reaching a circulation on a national and international scale. For its analysis, the main theoretical-conceptual framework mobilized was the notion of reading protocols, developed by Roger Chartier (2011), which consists of textual and typographic analysis of printed materials. The research is organized in three moments: in the first moment, the relations between print, education, training and teaching work were analyzed; then, the teaching performance in literacy was investigated, from the identity and teaching work of the literacy teachers during the time period of the research; finally, from the analysis of the section of letters and experience reports, it was explored what can be close to what Goodson (1992) calls "teachers' voices". This exercise sought to investigate both the uses and appropriations that teachers made of what circulated in the periodical, as well as echoes of their professional experience in early childhood literacy, through the pages of the newspaper. We found that the Jornal da Alfabetizadora (Literacy Journal) constitutes as an important vehicle of communication, information and teaching updating, whose formative project aimed to disseminate renovating rhetoric that walked towards the circulation of the constructivist perspective. In this context, the journal sought to project remodeling on the practices, knowledge and teaching activities of literacy teachers during the 1990s.
Collections
- Dissertações [928]