Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 519-538 of 903
-
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014
(2016)Resumo: As politicas publicas para educacao no Brasil sao formuladas com base no conhecimento estabelecido por meio de uma norma heterossexista. Essa norma posiciona pessoas transgeneras, lesbicas, gays, e demais generos ... -
Jogos africanos para uma educação intercultural : a experiência da disciplina de educação física em escolas públicas estaduais no Paraná
(2022)Resumo: O presente estudo objetivou investigar se os jogos africanos estão sendo contemplados nos Plano de Trabalho Docente anuais dos professores e professoras de Educação Física da Rede Estadual do Paraná e, neste sentido, ... -
O jovem em conflito com a lei e o direito à educação básica nos centros de socioeducação do Paraná (2006-2015)
(2017)Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir de relatórios de ação governamental, o direito à educação para adolescentes e jovens privados de liberdade no Paraná. Sob esta ótica, os documentos oficiais ... -
Judicialização da creche e o argumento da escassez de recursos : uma análise do fenômeno no município de Londrina/PR
(2021)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir do processo judicial de suspensão de liminar com alegação de escassez de recursos ocorrido no estado do Paraná, as implicações para a jurisprudência do ... -
Judicialização da política do corte etário para o ingresso no ensino fundamental no Paraná
(2015)Resumo: Com a promulgação das leis 11.114/05 e 11.274/06 o ensino fundamental passou a ser obrigatório para as crianças com 6 anos de idade, aumentando 1 ano nesta etapa do ensino obrigatório e, portanto, totalizando 9 ... -
Judicialização na educação infantil : uma análise da dinâmica do fenômeno no município de Curitiba
(2018)Resumo: Esta dissertação insere-se no campo de estudos do fenômeno da judicialização da educação e teve por objetivo analisar a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná frente ao movimento de judicialização da ... -
La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
(2016)Resumo: Esta investigação, de natureza qualitativa, busca compreender como haveria um uso instrumental das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês como língua estrangeira (FLE) de abordagem comunicativa, ... -
O laboratorio
(1983)Resumo: Este estudo recapitulativo pretende mostrar a existência de condições propicias para o encaminhamento de um Laboratório de Currículo dentro da Universidade. Para chegar a proposição desta alternativa, procedeu-se ... -
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ... -
Laços no exílio : ações socioeducativas no Leprosário Colônia Santa Teresa (Santa Catarina - 1936-1952)
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as ações socioeducativas praticadas no antigo Leprosário Colônia Santa Teresa, localizado na cidade de São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), e de que maneira estas ... -
Laicato católico : o papel dos intelectuais no processo de organização do projeto formativo da Igreja Católica no Paraná : 1926-1938
(2002)Resumo: Esta dissertação analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais católicos leigos em tomo da temática educativa à luz do contexto histórico paranaense, do período de estudo que está circunscrito ... -
Lazer e subjetividades : a mútua determinação esquecida nos currículos de Educação Física
(2000)Resumo: Ao caminhar, encontro pistas, nas pistas busco consistência para as interrogações que emergiam da complexidade de um diálogo entre os interlocutores teóricos e as experiências dos corpos-sujeitos no cotidiano das ... -
Lazer, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR : entre a cidade de todos e a cidade para todos
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações nas políticas públicas de inclusão direcionadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR, e verificar se repercutem nas atividades de ... -
Legitimidade e reconhecimento do papel do pedagogo no processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma problematização sobre a ação dos pedagogos na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por objetivo analisar o papel de mediação dos pedagogos ... -
Leitura compartilhada : uma crônica de encontros
(2007)Resumo: Analisa a Biblioteca Viva em Hospitais (BVH), ação continuada de compartilhamento de leitura que faz parte do programa educacional para crianças e jovens em tratamento no hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. A ... -
O letramento digital no ensino da matemática sob a perspectiva de complexidade
(2017)Resumo: O uso de tecnologias digitais tem transformado o campo da comunicação, permitindo o rápido acesso à informação, que por consequência, tem reconfigurado profundamente as práticas de escrita e leitura, ditas tradicionais. ... -
Letramento literário a partir do PNAIC/2013 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : limites e possibilidades
(2017)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os limites e possibilidades para o desenvolvimento do letramento literário em ... -
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o discurso das professoras que trabalham com a linguagem dramática na educação infantil, investigando sua formação profissional e pessoal. Os fundamentos teóricos utilizados ... -
Linguagem teatral e aquisição de conteúdos escolares : uma perspectiva cultural e histórica
(2005)Resumo: O trabalho procura investigar o papel do teatro, entendido como recurso didático, para a aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de História. O processo de aprendizagem através do teatro é discutido ... -
A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
(2015)Resumo: Acreditamos que a literatura é uma possível ferramenta para o trabalho em uma perspectiva intercultural no aprendizado do inglês como língua estrangeira e, por isso, esta pesquisa tem o intuito de verificar como é ...