Navegação 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 88-107 of 652
-
A construção imagética do corpo em Uma faca só lâmina, de João Cabral de Melo Neto
(2025)Resumo: A dissertação se orienta à análise da construção imagética do corpo em Uma faca só lâmina (ou: serventia das ideias fixas), (1955), de João Cabral de Melo Neto, e de seu papel na problematização metapoética realizada ... -
Construções comparativas no português brasileiro : uma análise sintática
(2018)Resumo: Esta dissertação discute aspectos sintáticos das construções comparativas no Português Brasileiro (PB). Além de tentar reunir uma literatura sobre o assunto com orientação formal e descritiva, de uma maneira bastante ... -
As construções identitárias de professores ouvintes de libras do ensino superior
(2024)Resumo: Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em pesquisar a Libras no âmbito da Linguística Aplicada (LA) (GESSER, 2006; FERNANDES, 2003; ALBRES, 2016; SOUZA; BARCELOS, 2016). Embora a escassez de pesquisas ... -
Construire un climat de confiance en classe, un facteur important de l'apprentissage : la construction d'un climat de confiance à travers l'action enseignante et l'apport d'activités en groupe, ludiques et interculturelles, dans une classe de fle au Brésil
(2023)Resumo: Essa dissertação trata da ação do professor na turma e no grupo com o objetivo de construir um clima de confiança. Tentamos responder à seguinte pergunta: em que a ação do professor, através de diferentes atividades ... -
Contação de histórias e autodesenvolvimento afetivo, cognitivo e social do professor contador
(2020)Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de compreender como professores significam o seu autodesenvolvimento afetivo, cognitivo e social a partir da prática da contação de histórias. Trata-se de estudo qualitativo e ... -
Contando estórias para pesquisar ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos : uma autoetnografia
(2018)Resumo: Nesta pesquisa você terá a oportunidade de ler estórias que visam investigar uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de projetos em um curso de graduação em Letras Português-Inglês no qual ... -
O contexto de surgimento do romance de Heian : poligênese e historiografia
(2022)Resumo: A historiografia e teoria do romance são geralmente associadas com o período moderno e o surgimento do gênero com o continente europeu. Nas últimas décadas, outras perspectivas sobre o gênero têm sido propostas, ... -
Contribuições de teorias da emoção e da afetividade situada para a análise literária
(2024)Resumo: Buscando avançar o debate da narratalogia cognitiva sobre o papel das emoções e afetos na escrita e leitura do texto ficcional, este trabalho visa compreender como o texto pode sugestionar emoções no leitor. A ... -
Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de sistemas literários como sistemas complexos
(2019)Resumo: Os estudos de complexidade emergem nas ciências naturais na segunda metade do século XX e devido a seu poder explicativo migram para outras áreas. Informados principalmente pelo trabalho de Byrne & Callaghan (2014), ... -
Convergences et différences dans l’enseignement de l’Intercompréhension et du Français Langue Etrangère (FLE): conception du matériel pédagogique et expérience en contexte brésilien (UFPR, Curitiba) = Convergências e diferenças no ensino da Intercompreensão e do Francês Língua Estrangeira (FLE): concepção de material pedagógico e experiência em contexto brasileiro (UFPR, Curitiba)
(2014 - 201)Resumo: Esta dissertação do duplo mestrado Grenoble-Curitiba, especialidade FLE profissional, fala sobre a análise da relação de complementariedade e convergência entre o ensino do FLE e da Intercompreensão em Línguas ... -
O corpo na obra poética de Anna Swirszczynska
(2024)Resumo: O presente trabalho enfoca a obra lírica de Anna Swirszczynska (1909 – 1984), poeta polonesa que encontrou sua linguagem poética na maturidade, trabalhando temas como corpo, ponto de vista da mulher e a opção de ... -
Corpo, (u)topia (im)placável : o lugar dos/nos processos de identificação de falantes das línguas Hunsrückisch e Talian
(2024)Resumo: Com base no dispositivo teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, apresento uma pesquisa desenvolvida a partir de um dispositivo analítico que organiza interpretações em torno da discursividade em ... -
Corpos-com-as-outras : a resistência de corpos e vozes de mulheres em La Sed, de Paula Bonet
(2020)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção de corpos de mulheres entre palavras e imagens no livro La sed, da pintora e escritora espanhola Paula Bonet (2016), no qual os corpos das personagens são ... -
Correndo atrás de coelhos e essências : uma tradução do dicionário intermitentemente filosófico Quiddities a partir da indeterminação da tradução
(2023)Resumo: Esta pesquisa propõe uma tradução de alguns verbetes de Quiddities: um dicionário intermitentemente filosófico, de Willard van Orman Quine, publicado em 1987, que parte do princípio da indeterminação da tradução ... -
Correspondência Flaubert-Sand : seleção e tradução para uma leitura dramática
(2022)Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma seleção de cartas da correspondência trocada entre Gustave Flaubert e George Sand, escritores franceses do século XIX, bem como a tradução das cartas selecionadas com ... -
Crave, uma escrita teatralizante, sua tradução
(2012)Resumo: Busco compreender alguns dos projetos estéticos com que a peça "Crave" (Ânsia) de Sarah Kane dialoga - teatro pós-dramático, arte performance, ritual, atos performativos de fala, colagem, intertextualidade. A partir ... -
Crenças de acadêmicos de letras sobre a pronúncia de língua inglesa a partir da metáfora conceitual : lentes que revelam um paradoxo
(2020)Resumo: Conhecer as crenças das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa permite entender um pouco do comportamento dessas pessoas, suas estratégias, seus relacionamentos, seus conflitos e ... -
Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
(2015)Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), investigou as crenças manifestadas por três professoras de português como língua estrangeira ... -
Crenças e emoções na construção das identidades de professores de inglês em formação
(2024)Resumo: Diversos pesquisadores/as têm se dedicado a explorar questões afetivas e identitárias na formação de professores/as de língua. Ao abordar as crenças dos/as professores/as em formação, esses estudos buscam investigar ... -
Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
(2020)Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal ...