Crenças e emoções na construção das identidades de professores de inglês em formação
Resumo
Resumo: Diversos pesquisadores/as têm se dedicado a explorar questões afetivas e identitárias na formação de professores/as de língua. Ao abordar as crenças dos/as professores/as em formação, esses estudos buscam investigar de que maneira tais crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas influenciam suas percepções acerca de suas próprias habilidades linguísticas e o desenvolvimento de competências de ensino durante sua formação, impactando suas atitudes em relação ao processo formativo (FARIA, 2013; BARCELOS; KALAJA, 2013; RODRIGUES, 2020; SENEFONTE; RIBEIRO, 2023; ANJOS; SCHEYERL; TORRES, 2012). Além disso, outras pesquisas procuram analisar como as emoções dos/as professores/as em formação influenciam suas percepções, comportamentos e práticas pedagógicas, contribuindo para uma compreensão mais ampla dos aspectos emocionais envolvidos na formação docente (SILVA; BARCELOS, 2021; RODRIGUES, 2021; FERREIRA; SAUCEDO; ALVES, 2022; BARCELOS et. al, 2022). Tudo isso é visto como essencial para a construção das identidades diversas, linguísticas e pedagógicas desses profissionais (GAIGNOUX, 2020; VIRGENS, 2020; RAMOS, 2021; VOLKMAN, 2023). Neste contexto, minha pesquisa se insere nesse âmbito ao propor uma investigação sobre as crenças e emoções dos/as participantes e seu impacto na construção de suas identidades. Para isso, foram convidados para responderem um questionário e serem entrevistados professores em formação matriculados em um curso de Letras-Inglês em uma universidade pública localizada no sul do país. A análise dos dados foi feita de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Os resultados apontam para um perfil de professores de inglês em formação que prezam por uma abordagem críticoreflexiva pensada nos/as alunos/as como centro do aprendizado. Entretanto, foi possível observar uma postura autocrítica considerável quando se trata de suas habilidades linguísticas, resultando em uma "síndrome do impostor". Foi recorrente em seus discursos afirmações de que se sentem mais confortáveis ao conversar com outras pessoas que também estão aprendendo inglês, pois há uma identificação mútua. Mas ao conversarem com falantes que tem o inglês como primeira língua ou que são considerados "fluentes", essa postura muda para uma ansiedade que afeta seu comportamento frente a situação de desconforto. Por isso, pensar nos desafios contemporâneos da docência de modo geral é extremamente importante, mas atribuir esses desafios à autorreflexão pode tornar este assunto menos abstrato e mais prático em suas realidades, trazendo mais segurança para os/as professores/as de inglês em formação. Abstract: Numerous researchers have dedicated themselves to exploring affective and identity-related issues in the education of language teachers. These studies aim to investigate how pre-service teachers’ beliefs about the language teaching and learning processes influence their perceptions of their own linguistic abilities and the development of their teaching competencies, impacting their attitudes towards the educational process (FARIA, 2013; BARCELOS; KALAJA, 2013; RODRIGUES, 2020; SENEFONTE; RIBEIRO, 2023; ANJOS; SCHEYERL; TORRES, 2012). Additionally, other research seeks to analyze how the emotions of pre-service teachers influence their perceptions, behaviors, and pedagogical practices, contributing to a broader understanding of the emotional aspects involved in teacher education (SILVA; BARCELOS, 2021; RODRIGUES, 2021; FERREIRA; SAUCEDO; ALVES, 2022; BARCELOS et al., 2022). All of this is seen as essential for the construction of diverse linguistic and pedagogical identities of these professionals (GAIGNOUX, 2020; VIRGENS, 2020; RAMOS, 2021; VOLKMAN, 2023). In this context, my research fits into this field by proposing an investigation into the beliefs and emotions of participants and their impact on the construction of their identities. To this end, pre-service teachers enrolled in an English Language and Literature course at a public university in the south of the country were invited to respond to a questionnaire and participate in interviews. Data analysis was conducted according to qualitative research parameters (BORTONIRICARDO, 2008). The results indicate a profile of English pre-service teachers who value a critical-reflective approach centered on the students as the focus of learning. However, a considerable self-critical attitude towards their linguistic abilities was observed, resulting in a feeling of "impostor syndrome." It was recurrent in their discourse to express more comfort in conversing with other learners of English due to mutual identification. However, when conversing with native speakers or those considered "fluent," this attitude shifts to anxiety that affects their behavior in uncomfortable situations. Therefore, addressing contemporary teaching challenges is crucial, but attributing these challenges to self-reflection can make this subject less abstract and more practical in their realities, providing more confidence for pre-service teachers of English.
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