Construire un climat de confiance en classe, un facteur important de l'apprentissage : la construction d'un climat de confiance à travers l'action enseignante et l'apport d'activités en groupe, ludiques et interculturelles, dans une classe de fle au Brésil
Resumo
Resumo: Essa dissertação trata da ação do professor na turma e no grupo com o objetivo de construir um clima de confiança. Tentamos responder à seguinte pergunta: em que a ação do professor, através de diferentes atividades criadas, lúdicas, coletivas, interculturais, contribui para a construção de um clima de confiança favorável à aprendizagem? Nos interessamos então pela ação docente, pelo clima de aula, e pela dinâmica dos grupos, mas também pelos diversos tipos de atividades relacionadas a uma abordagem lúdica, ou atividades em grupo num curso de língua, e numa dinâmica de ensino intercultural. Verificamos os efeitos que essas atividades produzem sobre os aprendizes e sua implicação por meio da análise dos resultados da aplicação de um questionário e dos registros realizados nas aulas mostrando a participação dos alunos durante as interações, bem como as interações com o professor e suas palavras. Percebemos que essas diferentes atividades tiveram efeitos positivos no clima da turma, pelos intercâmbios e pela construção conjunta, melhorando a confiança de alguns aprendizes ao se expressarem na frente do grupo. Ademais, podemos apontar a importância da presença do professor, de seus gestos e palavras, da benevolência e da exigência direcionada aos alunos. Abstract: This dissertation focuses on the action of the teacher in his classroom and on the group with the aim of building a climate of confidence. We have tried to answer the next question: how does the action of the teacher, through set up of different playful, collective and crosscultural activities, contributes to the construction of a climate of confidence conducive to learning? So, we focus on the teaching act, the class climate, and the dynamics of groups, but also on the various types of activities concerning a playful approach, or else addressing group work in language classes, and in an cross-cultural teaching dynamic. We verify the effects of this activities on the learners and their involvement through the analysis of questionnaire results and of the recordings made during class showing the participation of students during interactions, as well as the interactions with the teacher and his words. We perceived that this different activities had positive effects on the class climate, through exchanges and common construction, improving the confidence of some learners to express themselves in front of the group. Moreover, we could experience the importance of the presence of the teacher, his gestures and words, between benevolence and requirement towards the learners.
Collections
- Dissertações [422]