Navegação 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 108-127 of 548
-
O debate entre decomposicionismo e a atomismo léxico-conceituais e a problematização a respeito da analiticidade
(2017)Resumo: Este trabalho investiga o debate entre duas perspectivas teóricas conflitantes. Uma é a do decomposicionismo conceitual, associada à semântica conceitual desenvolvida por autores como Jackendoff (1983; 1987a; 1987b; ... -
Derivação regressiva e construções com verbos leves : um estudo sobre aspecto lexical
(2016)Resumo: Esta dissertação investiga a caracterização morfológica da assim chamada derivação regressiva e sua relação com outros processos de nominalização. Além disso, esta pesquisa examina se as propriedades de aspecto ... -
O desafio da educação no Brasil e na França = o processo de leitura de jovens e adultos em situação de reinserção escolar em uma perspectiva de retomada de estudos
(2018)Resumo: Em termos de reintegração escolar de jovens e adultos, o Brasil trabalha com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a França com o Diploma de Acesso a Estudos Universitários (Da Eu ). Cada uma dessas formações ... -
Desafios decoloniais : práticas de enfrentamento à colonialidade no ensino superior
(2023)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e problematizar quais e como os conceitos derivados da decolonialidade estão presentes nas práticas docentes em aulas de diferentes cursos de graduação da Universidade ... -
A descrição estrutural de orações relativas fortemente livres e construções correlatas
(2016)Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar uma proposta de análise para as relativas livres que dispense completamente quaisquer categorias vazias indexadas ao pronome-Q. Portanto, o que perseguimos aqui é a ideia de ... -
A descrição estrutural de orações relativas fortemente livres e construções correlatas
(2016)Resumo: Esta tese tem por objetivo apresentar uma proposta de análise para as relativas livres que dispense completamente quaisquer categorias vazias indexadas ao pronome-Q. Portanto, o que perseguimos aqui é a ideia de ... -
Desdobramentos da ironia e dialogismo em Memórias do Subsolo de Dostoiévski
(2017)Resumo: A ironia - mais do que mera figura de linguagem que diz o contrário do que se quer dizer - pode se mostrar uma ferramenta bastante útil para ser analisada no que concerne às formas de construções e arquitetura do ... -
Os deslocamentos de Ifemelu : uma (topo)análise do romance Americanah de Chimamanda Ndozi Adichie
(2022)Resumo: Considerando-se as repercussões intrapessoais decorrentes dos processos migratórios na atualidade, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar de que maneira se operam as relações entre indivíduo e ambiente a ... -
Os deslocamentos em Los Detectives Salvajes de Roberto Bolaño
(2020)Resumo: Esta dissertação analisa os deslocamentos no romance Los detectives salvajes (1998), do escritor chileno Roberto Bolaño, com base nos conceitos teóricos de des(re)territorialização de Gilles Deleuze e Félix Guattari ... -
O despertar do homem moderno em Alberto Caeiro : um estudo comparativo entre poesia e imagem
(2023)Resumo: As mudanças na estética e na visão de mundo no decorrer das obras de um único autor nos instigam a refletir as causas que motivaram essa produção. O presente estudo tem por objetivo destacar essas mudanças existentes ... -
Desterritorializações saramaguianas : uma leitura de A Jangada de Pedra (José Saramango)
(2016)Resumo: O presente trabalho busca analisar distintos aspectos da desterritorialização, conceito desenvolvido pelos filósofos Deleuze e Guattari, no discurso saramaguiano em A jangada de pedra (1986). Para tanto, buscamos ... -
Deutsch als Tertiärsprache in Brasilien : Empirische Untersuchung zu Deutsch als Fremdsprache nach Englisch im universitären Kontext = Aprendizagem de língua estrangeira depois do aprendizado do inglês no contexto universitário
(2021)Resumo: A tese apresentada trata das particularidades no aprendizado do alemão como língua terceira depois de se ter aprendido o inglês no contexto universitário brasileiro. Ainda que existam diversas publicações acerca ... -
Deutsch-Portugiesisch kontrastiv, grammatische ähnlichkeiten für den fremdsprachenunterricht : interkomprehension für brasilianische lerner des deutschen auf dem A1- und A2-niveau anhand einer kursbuchprogression
(2017)Resumo: A orientação para público-alvo e, assim, a adaptação contextual associada ao ensino têm rapidamente ganhado em importância nos últimos anos. Por esta razão, o presente trabalho elabora uma comparação de categorias ... -
Diálogos com a modernidade e a modernização em América de Monteiro Lobato
(2021)Resumo: Monteiro Lobato participou de forma ativa do processo de modernização pelo qual o Brasil passou nas décadas iniciais do século XX. O escritor vivenciou a modernidade sentindo o abalo nas estruturas referenciais que ... -
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais
(2021)Resumo: Esta pesquisa visa compreender como os exames de língua estrangeira "Certificado de Espanol Lengua y Uso" (CELU) e o "Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros" (Celpe-Bras) passaram a ... -
Diálogos interculturais, currículo próprio e práticas de resistência/reexistência em uma escola Guarani
(2020)Resumo: Esta pesquisa é uma etnografia da linguagem (GARCEZ, SCHULZ, 2015) que teve como foco a compreensão do processo de reelaboração de um currículo indígena intercultural a partir das práticas Guarani na Escola Yvy ... -
Diálogos sobre o bem viver : uma leitura de enunciados de resistência e luta coletiva produzidos por mulheres indígenas brasileiras através da escrita
(2022)Resumo: Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo as vozes e valores sociais presentes em enunciados produzidos por mulheres indígenas na contemporaneidade para compreender de que modo o "Bem Viver" é interpretado ... -
Didática da pronúncia do FLE para falantes brasileiros, pesquisa-ação
(2016)Resumo: O presente trabalho de mestrado, duplo-diploma entre a Universidade Federal do Paraná (situada em Curitiba, Brasil) e a universidade Grenoble Alpes (situada na cidade de Grenoble, na França), enquadra-se na área ... -
Die präsenz und funktion literarischer texte und ihrer aufgabenstellungen in den DaF-Lehrwerken Studio 21 und Menschen
(2017)Resumo: O presente trabalho é uma análise da presença e do papel de textos literários nos livros didáticos do ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE): studio 21 e Menschen. Esta ideia do trabalho surgiu principalmente ... -
Die Präsenz und Funktion mehrsprachiger und sprachenvergleichender Elemente in Lehrwerken für den Sprachkurs des Integrationskurses : Schritte Plus und Berliner Platz NEU
(2021)Resumo: Esta dissertação examina a presença e a função de elementos multilíngues nos dois livros didáticos mais usados no curso de idiomas dos cursos de integração na Alemanha. Os livros são o assunto central de ensino e ...