• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A construção imagética do corpo em Uma faca só lâmina, de João Cabral de Melo Neto

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCAS VINICIUS VEBBER CARDENAS.pdf (4.288Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Cardenas, Lucas Vinicius Vebber
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A dissertação se orienta à análise da construção imagética do corpo em Uma faca só lâmina (ou: serventia das ideias fixas), (1955), de João Cabral de Melo Neto, e de seu papel na problematização metapoética realizada pelo autor. O objetivo do trabalho é propor uma leitura do poema-livro de modo a reavaliar paradigmas sobre a poética cabralina cristalizados pela crítica, como a hegemonia da racionalidade e do controle lúcido sobre a produção de sentido e a estabilidade nas relações de produção metafórica e imagética. A dissertação realiza um estudo sobre os modos como as imagens do corpo tomam parte na construção do molde comparativo cabralino, sua organização retórica e, principalmente, o desenvolvimento de sua dinâmica imagética. A dissertação se organiza em três movimentos. O primeiro elenca dois conjuntos de estudos críticos, com os quais estabelece diálogo. Primeiro, composto por aqueles que descrevem o processo compositivo cabralino a partir do trabalho com a imagem e a metáfora, com direcionamento racional e de controle sobre a significação, sobretudo os trabalhos de Benedito Nunes e de João Alexandre Barbosa. Depois, se volta a trabalhos que encaram a poética cabralina em um movimento de direcionamento e abertura ao mundo e à alteridade. Aqui, figuram os trabalhos de José Guilherme Merquior, Alcides Villaça e de Marcos Siscar. O segundo movimento da dissertação busca compreender o lugar potencial da temática amorosa na poesia cabralina, mais especificamente, em Uma faca só lâmina, sob o pressuposto de que esta constitui um ponto de tensionamento no poema que afeta tanto a problematização metapoética quanto a criação de imagens. O terceiro e último movimento visa à leitura do poema, acompanhando os modos como as imagens do corpo desempenham um papel nos modos de significação e construção imagética. O trabalho conclui que os traços corporais são índices de uma crise interna e constitutiva dos modos de composição cabralinos como materializados no poema-livro de 1955, criando um sistema de significação singular que mobiliza contradições e tensionamentos e que produz oscilações entre sentido e não sentido
     
    Abstract: The dissertation analyzes the imagery of the body in Uma faca só lâmina (or: serventia das ideias fixas) (1955), by João Cabral de Melo Neto, and its role in the metapoetic problematization carried out by the author. The work proposes a reading of the poem-book to re-evaluate paradigms about Cabral's poetics that have been crystallized by critics, such as the hegemony of rationality and lucid control over meaning and the stability in metaphorical and imagistic production. The dissertation studies the ways in which the body takes part in the construction of Cabral's comparative model, its rhetorical organization and, above all, the development of its imagistic dynamics. The dissertation is organized in three movements. The first lists two sets of critical studies, with which it engages in dialog. The first consists of those that describe Cabral's compositional process based on his handling of image and metaphor, based on rational direction and control over meaning, especially the works of Benedito Nunes and João Alexandre Barbosa. It then turns to works that look at Cabral's poetics as a movement of openness towards the world and otherness. This includes the works of José Guilherme Merquior, Alcides Villaça and Marcos Siscar. The second movement seeks to understand the potential role played by amorous themes in Cabral's poetry, specifically in Uma faca só lâmina, under the assumption that it constitutes a point of tension that affects both the metapoetic problematization and the creation of images. The third and final movement aims to read the poem, following the ways in which images of the body play a role in the modes of signification and image construction. The work ultimately points out that the bodily elements are indexes of an internal and constitutive crisis in Cabral's modes of composition as materialized in the 1955 book-poem, creating a unique system of signification that mobilizes contradictions and tensions and produces oscillations between meaning and non-meaning
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96009
    Collections
    • Dissertações [417]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV